ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBSs e Ceo Sorrir fazem diagnóstico de câncer bucal na terça

Ações do Maio Vermelho também chegam à Z3. Todas as prefeituras da 3ª CRS participam da II Campanha Integrada

Por Joice Lima 25-05-2018 | 18:15:32

      No Rio Grande do Sul, o mês de maio é conhecido como Maio Vermelho, por ser dedicado à luta contra o câncer de boca. A II Campanha Integrada de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal irá mobilizar todos os municípios que integram a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na mesma data: 29 de maio, próxima terça-feira. 

      Em Pelotas, todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com dentista e o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) Sorrir (à rua Voluntários da Pátria, 1.428, sala 203) disponibilizarão o exame de diagnóstico nessa data. O horário de atendimento nos postos vai variar conforme o turno de trabalho do profissional. Nas unidades em que o dentista integra a Estratégia de Saúde Bucal, haverá atendimento nos dois turnos (manhã e tarde). 

      A mobilização conta com participação das universidades católica (UCPel) e federal (UFPel). Na Colônia de Pescadores Z3, estudantes universitários de odontologia farão o exame de diagnóstico no Salão da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, das 9h às 13h. 

“Queremos atrair os pescadores para fazer o exame, já que a exposição ao sol sem filtro é um fator predisponente para o câncer de lábio”, explica a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Letycia Barros Gonçalves.

      Cartazes da Campanha espalhados pelas UBSs advertem: “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a chance de cura” e apontam para os principais fatores de risco: álcool, tabaco e exposição solar.

      As pessoas devem ficar atentas e procurar a UBS mais próxima de sua residência ao perceber qualquer dos sintomas:

  • mudança de cor nas mucosas e lábios
  • aumento de volume intraoral (rosto e pescoço)
  • feridas que sangram e não curam em 15 dias

Confira a lista de UBSs participantes:

Tags

maio vermelho, câncer bucal, exame de diagnóstico de câncer bucal

Carregando 0%
Carregando 0%