ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Veja o impacto da iluminação pública em LED na vida dos pelotenses

Segurança, emprego e lazer são apenas algumas das áreas que apresentam melhorias com o novo sistema

Por Ascom 01-12-2019 | 10:10:36

Rua General Osório, Calçadão da Andrade Neves, avenidas Saturnino de Brito, Juscelino Kubitschek e Viscondessa da Graça. Esses são alguns dos pontos de Pelotas que contam com a iluminação em LED. As lâmpadas, além de serem menores, apresentarem maior rendimento e vida útil, não conterem substâncias nocivas à saúde, nem propagarem calor ou raios ultravioleta, deram início a uma revolução nas vidas dos pelotenses que já contam com o sistema.

Saiba mais sobre a parceria que irá transformar a Iluminação pública em Pelotas

Por ser mais potente, o LED fez a noite virar dia. Assim, permite que os cidadãos circulem pelos espaços públicos em horário ampliado, traz mais segurança e previne a criminalidade, valorizando as potencialidades do município.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qualidade do sistema de iluminação favorece o turismo, comércio e lazer noturno, o que contribui para o desenvolvimento social e econômico da população. As vantagens da tecnologia se refletem na vida dos aposentados Juraci e João Carlos Pereira, da empresária Teresa Regina Satte Alam de Oliveira, e das atendentes Viviane Kuster e Lídia Silveira, que diariamente desfrutam dessa nova realidade.

Comércio

Teresa Regina trabalha no Calçadão há 40 anos e viu o movimento crescer após a implantação – Foto: Vicente de Britto

Há quase 40 anos trabalhando no Calçadão, a empresária Teresa Regina Satte Alam de Oliveira comemora a revitalização do espaço. Com mais luz desde setembro, o número de pessoas circulando pelo local aumentou, assim como as vendas nas lojas de sua franquia. 

“Geralmente, saio daqui às 19h e vejo muita gente circulando com tranquilidade. A iluminação ajuda nas vendas, porque as pessoas vêm até mais tarde. Antes, às 18h já estava diminuindo o movimento”, recorda a empresária. 

Para ela, além da claridade, a impressão é de que o Calçadão está ainda maior. O LED, defende Teresa Regina, valorizou detalhes que antes ficavam escondidos, como os canteiros de flores e o chafariz. Essa visibilidade atrai mais pessoas e em horários estendidos, contribuindo ao comércio e, consequentemente, à geração de emprego e renda. 

“Eu saio do trabalho e tenho prazer em ficar olhando tudo. É mais limpo, claro e atrativo. É a cidade de Pelotas melhorando cada vez mais, em todos os sentidos”, afirma Teresa Regina.

Segurança

Viviane e Lídia se deslocam do emprego ao ponto de ônibus com mais segurança – Foto: Vicente de Britto

Os horários de maior incidência de cada tipo de crime, na maioria dos casos, estão associados com a falta de iluminação. Por isso, um sistema eficiente ajuda a ampliar a segurança na cidade. Conforme estudo da FGV, há a redução de, ao menos, 5% no nível de homicídios, por exemplo, onde há luz, uma vez que a área é percebida como menos propensa à ação criminal fácil, diminuindo, inclusive, a taxa de vacância na região.

O sistema de iluminação pública abrange ruas, praças, avenidas e áreas do município de uso comum e acesso livre, assim como monumentos e obras de arte públicos. Em Pelotas, os pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo começaram a receber atenção especial, propiciando mais conforto e ampliando a sensação de proteção dos cidadãos.

Viviane Kuster e Lídia Silveira saem do emprego todos os dias às 21h45min. Atendentes em uma cafeteria na região central, elas se deslocam até as paradas de ônibus da rua General Osório a fim de voltarem para casa, nos bairros Getúlio Vargas e Sítio Floresta, respectivamente.

O caminho e o tempo de espera até a chegada dos coletivos são mais tranquilos desde o início de 2019. “Antes era bem mais escuro. Agora, conseguimos realmente ver e identificar pessoas estranhas, a longa distância”, relata Lídia.

Viviane fala do medo que tinha de chegar à Osório, muito em razão dos rumores de assaltos cometidos no período noturno. Depois da colocação das lâmpadas de LED, ela se sente mais segura quando espera o ônibus.

“As lâmpadas amarelas não dão a visibilidade que a gente precisa. Com as luzes de LED melhora 100% pra quem sai nesse horário. Quem teve a ideia de botar luz de LED está de parabéns. A gente precisa se sentir seguro”, enfatiza Viviane.

As amigas defendem a colocação do mesmo sistema nos demais bairros, para que toda a população possa ser beneficiada, vivendo em maior segurança. A experiência, que se busca adotar em Pelotas, já mostrou resultados positivos em outras cidades. 

Um experimento realizado pela Polícia Metropolitana de Nova York detectou uma redução de 36% nas infrações, nas transgressões e nos delitos praticados durante a noite, em ruas que receberam iluminação pública extra. A pesquisa mostra a relação direta entre a luz, a ocupação pelas pessoas dos espaços públicos, o aumento da sensação de proteção e a diminuição da criminalidade.

Espaços públicos

Casal afirma que "a noite virou dia no Simões" – Foto: Vicente de Britto

Moradores do Simões Lopes, Juraci Pereira, 64 anos, e João Carlos Pereira, 67 anos, são só elogios para a iluminação da avenida Saturnino de Brito. Desde outubro, o entorno da residência do casal está mais claro e a luz, ou falta dela, já não interfere no horário para entrar ou sair da residência.

“Estamos chegando de dia em casa. Mesmo que seja meia-noite ou 1h, é tranquilo agora. A gente dobra na Avenida Brasil e já enxerga tudo claro na nossa Saturnino de Brito. Depois de 20 anos, melhorou bastante”, comenta João Carlos.

Com o LED, acrescenta o aposentado, ficou mais fácil identificar quem anda pela via pública. Antes, segundo ele, a luminosidade era fraca, dificultando também a visão de motoristas, o que aumentava o perigo no tráfego.

À noite, Juraci chegou a presenciar acidentes de trânsito em mais de uma oportunidade, por causa da pouca visibilidade. “Era bem difícil, pois não clareava quase nada. Com o sistema novo, ficou uma avenida clarinha e a gente se sente mais protegido”, opina a moradora. “A noite virou dia no Simões”, resume o casal.

Tags

iluminação, economia, vantagens, LED, segurança, emprego

Carregando 0%
Carregando 0%