ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Visitadores do PIM conhecem metodologias socioemocionais

Objetivo é que os profissionais se apropriem dos métodos em seus espaços de atuação

15-03-2019 | 15:01:36

Saúde, Educação e Assistência Social integraram-se, nesta sexta-feira (15), na Rodoviária, para detalhar duas metodologias socioemocionais do Pacto Pelotas pela Paz a visitadores e supervisores do programa Primeira Infância Melhor (PIM) – iniciativa que visa a aproximação dos serviços de saúde à população, através de visitas domiciliares.

Município discute atuação dos programas PIM/Criança Feliz

Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

Método trabalha a disciplina positiva para educar crianças

As propostas, objetivos e resultados alcançados por meio do ‘Conte Comigo’ e do ‘ACT - Criando Crianças Seguras’, depois de implantados com cerca de 300 famílias em 2018, foram introduzidos ao grupo de profissionais, a fim de que as utilizem em seus espaços de atuação. 

O encontro desta sexta foi articulado em janeiro, quando o Município e o Estado reuniram-se para organizar o trabalho do PIM, após a adesão ao ‘Criança Feliz’ — projeto instituído pelo governo federal em 2016.  

Fotos: Divulgação/SMS

ACT

Metodologia em que pais e responsáveis são capacitados a educarem seus filhos sem qualquer forma de violência. O programa se utiliza de discussões e dinâmicas para elucidar maneiras de reagir de forma positiva às dificuldades emocionais e sentimentos aversivos das crianças. 

Leia mais: ACT – Criando Crianças Seguras será ampliado em 2019

Conte Comigo  

Através do compartilhamento de livros, o método melhora a concentração e comunicação, desenvolve habilidades de raciocínio e prepara as crianças à vida escolar. Além disso, oportuniza a interação entre pais e filhos, o que intensifica o fortalecimento de vínculos e contribui para uma relação de diálogo.

Método oportuniza a interação entre pais e filhos, o que intensifica o fortalecimento de vínculos. Foto: Michel Corvello/arquivo

PIM/Criança Feliz

Atualmente, mais de 1.200 famílias são acompanhadas por cerca de 80 visitadores do PIM. As visitas domiciliares periódicas favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto familiar. O objetivo é fortalecer as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

Tags

primeira infância, pacto pelotas pela paz, conte comigo, criando crianças seguras, PIM, criança feliz

Carregando 0%
Carregando 0%