ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Zoneamento mostra aumento nos casos de coronavírus nos bairros

Apesar de o Centro ainda ter maior porcentagem de positivos, número de infectados em outras regiões cresce

26-06-2020 | 11:03:31

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Observatório de Segurança Pública de Pelotas, disponibilizou o zoneamento do novo coronavírus no município. A pesquisa foi realizada com base em 211 casos confirmados, registrados até a última quarta-feira (24).

Arte: Mariana Valente

Deste total, 34% dos positivos residem no Centro, região com maior incidência do vírus na cidade. Entretanto, ao longo das quatro semanas de pesquisa, foi constatado o aumento de positivos entre moradores dos bairros. Enquanto na primeira pesquisa, divulgada no dia 3 de junho, o centro concentrava 46% dos positivos, agora reúne 39%. O Areal é a segunda região mais atingida, com 17% de infectados, seguida das Três Vendas (15%), Fragata (13%), São Gonçalo (10%) e Laranjal (9%). A Zona Rural e a Barragem têm 1% cada. 

Segundo uma das coordenadoras do Observatório Andréa Lopes, a metodologia para realizar o mapeamento dos casos confirmados é o mesmo utilizado para a área criminal. “Pegamos a planilha enviada pela Vigilância Epidemiológica (Vigep), padronizamos os endereços, fizemos o processo de geocodificação, dando coordenadas geográficas a cada um dos pontos, depois colocamos os pontos em um software de geoprocessamento e, então, trabalhamos com a malha urbana de Pelotas”, explicou.

A Vigep destaca que o zoneamento não expõe e nem identifica nenhum paciente, mantendo sua privacidade. A Secretaria Municipal de Saúde segue o protocolo de testagem da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e de isolamento para cada caso, o qual é individualmente planejado, podendo ser atendidos pela atenção básica ou pelo seu médico particular, sendo monitorado a cada 48h para analisar o quadro clínico do paciente.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

zoneamento, novo coronavírus, casos confirmados, Covid-19, bairros, Centro

Carregando 0%
Carregando 0%