ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

1ª edição do Caps na Rua aconteceu nesta sexta-feira (4)

O evento será itinerante abrangendo todos os Caps do município

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 04-04-2025 | 16:52:44

A 1ª edição do Caps na Rua ocorreu nesta sexta-feira (4), no Caps Porto, à rua Alberto Rosa, 450. O evento itinerante, que será realizado mensalmente em diversos pontos da cidade, ofereceu várias atrações voltadas tanto para os usuários do serviço quanto para a comunidade em geral. A comunidade pode se divertir com os brinquedos infláveis, saborear pipoca gratuita e prestigiar as apresentações artísticas dos grupos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O Caps Porto recebeu dezenas de pessoas na atividade. Fotos: Janine Tomberg

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Luciane Kantorski, ressalta que o evento é muito significativo para as equipes de saúde mental que defendem uma política de cuidado em liberdade para os usuários. 

“São pessoas excluídas da sociedade, com grande invisibilidade, e que têm a oportunidade de receber cuidado por meio de um serviço territorial. Este ano, estamos dedicados a retomar as atividades do Caps e da Saúde Mental, promovendo a interação com a sociedade, a comunidade e o entorno. Para nós, o Caps na Rua é uma ação emblemática na luta pela reabilitação psicossocial”, conclui a coordenadora.

As secretarias de Cultura, Urbanismo, Transporte e Trânsito, Esporte, Lazer e Juventude, Obras e Pavimentação, Turismo, Administração e Recursos Humanos, Igualdade Racial e Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) auxiliaram na realização do evento. 

O próximo Caps na Rua será no dia 16 de maio, no Largo do Mercado Central, organizado pelo Caps Escola. 

O Caps

Pelotas conta com oito unidades de Caps, sendo seis do tipo II e duas especializadas. As unidades dos Caps II oferecem atendimento e tratamento a pessoas que enfrentam transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e outros quadros que, devido à sua gravidade e/ou persistência, exigem a permanência em um serviço de cuidado intensivo, comunitário e personalizado, com foco na promoção da vida. As unidades especializadas são o Caps Infantojuvenil e o Caps Álcool e Drogas, que atendem a populações com perfis específicos – crianças e adolescentes e usuários de álcool e drogas. 

Atendimento

O atendimento nos Centros acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, por demanda espontânea – não precisa agendamento.

Carregando 0%
Carregando 0%