Se o ciclo de desenvolvimento da fruta transcorrer dentro da normalidade, data da Feira será confirmada no mês que vem

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

Se o ciclo de desenvolvimento da fruta transcorrer dentro da normalidade, data da Feira será confirmada no mês que vem
Por Tânia Magalhães 20-08-2025 | 12:27:29
Tags: feira municipal do morango, fim de outubro

Já está predefinido que, no final de outubro, deverá iniciar-se a 9ª Feira Municipal do Morango de Pelotas. Em setembro, será avaliada a evolução do desenvolvimento da fruta e marcada a data para começo da comercialização em bancas instaladas no Centro e bairros. No período da feira, Pelotas reforça sua posição de ter o maior número de produtores da fruta em todo o Estado – 230 – e de ser um dos municípios gaúchos que mais produzem morango. A organização está sob a responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores. 

Produtores e envolvidos debatem organização da Feira - Fotos: Divulgação/SDR

Em reunião na manhã desta quarta-feira (20), na SDR, além da predefinição da data de início da 9ª edição da Feira para o final de outubro, ficou acordado que o lançamento oficial da Festa Municipal do Morango será na 99ª Expofeira de Pelotas, que transcorrerá de 6 a 12 de outubro. Também discutiram sobre o aumento da procura por morango e a consequente oportunidade de fortalecer os produtores. Representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Jader Prestes e Jaqueline dos Santos, participaram do encontro.

“Há mercado garantido para nossa produção, principalmente, pela qualidade da fruta oferecida pelos nossos produtores, com sabor e aparência incomparáveis. A Feira Municipal, com bancas em toda a cidade, é uma política que apresenta resultados, proporcionando a oportunidade de comercialização direta do produtor ao consumidor, popularizando ainda mais o morango. A Prefeitura apoiará sempre essa modalidade de comércio aberto e acessível”, pontua o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt.

O chefe do Escritório Municipal da Emater, Rodrigo Prestes, informa que foi realizada, recentemente, atualização de dados sobre o morango. Em Pelotas, os 230 produtores cultivam área de 43,5 hectares, com 1.740 milhão mudas. Cada uma é capaz de produzir de 800 gramas a um quilo da fruta. Para a safra deste ano, a expectativa de produção é de 1.740 toneladas.

Rodrigo Prestes enfatiza que a Feira, além de escoar a produção diretamente ao consumidor, representa “uma forma de incentivar o consumo, de mostrar, realmente, que Pelotas tem esse protagonismo na área do morango. Todos que participam da Feira são produtores e o consumidor valoriza esse fato, além da apresentação da fruta com qualidade. Sempre há ansiedade pelo início da Feira e, depois que começa, aumenta a procura pelo nosso produto.”

Na Feira Municipal do Morango, além da fruta in natura, também é possível encontrar derivados, como suco, geleia, cuca, espetinhos e outros. A produção dos derivados é colonial.

Notícias Relacionadas

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Produtores assinam contrato do programa Mais Água Mais Renda

Produtores assinam contrato do programa Mais Água Mais Renda

Vão começar os preparativos para a 9ª Feira Municipal do Morango

Vão começar os preparativos para a 9ª Feira Municipal do Morango