
9ª Feira Municipal do Morango está aberta em Pelotas
Tradicional solenidade, no Largo do Mercado Central, marcou a abertura oficial da 9ª Feira Municipal do Morango de Pelotas, sob organização da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores. A modalidade de comércio em bancas, no Centro e bairros, garante a venda direta do produtor ao consumidor.
Feira está aberta oficialmente - Fotos: Volmer Perez
“Enquanto houver produção, o período da Feira será estendido. A venda direta agrega renda ao produtor e o momento é de comemoração da safra, depois de dois anos de dificuldades devido ao clima”, garantiu o prefeito Fernando Marroni, salientando que Pelotas conta com o engajamento dos produtores com as instituições de pesquisa e extensão, Embrapa e Emater, qualificando todo o ciclo da fruta.
Em nome dos produtores, Patrícia Rodrigues destacou a importância da comercialização em bancas. “O contato com o público possibilita aproximação. Ouvimos a história de muitos e contamos a nossa. Conseguimos oferecer o que trazemos. Estreitam-se os laços”, relatou, agradecida aos organizadores e apoiadores da Feira.
Representando o Sindicato dos Agricultores Familiares de Pelotas, Ritiele Simon desejou boas vendas aos produtores, enquanto a princesa da Corte do Morango 2025/2026, Laís Engelkes, aproveitou para convidar os presentes para a Festa Municipal do Morango, dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Eventos Morada do Sol.
O gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, destacou o apoio técnico aos produtores e lembrou que Pelotas cultiva 43,5 hectares com morango, com extrema qualidade. O pesquisador da Embrapa, Luís Eduardo Antunes, salientou a ajuda dos produtores para as pesquisas que trazem variedades e avanços nos sistemas de produção de mudas.
Qualidade da fruta ganha destaque - Fotos: Volmer Perez
O secretário de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, Anderson Schmidt, destacou que “Os produtores fomentam a economia local. Pelotas é o terceiro município do Estado que mais produz morango e esperamos que a comercialização na Feira, neste ano, supere a das edições anteriores.”
Pelo Poder Legislativo, o vereador Paulo Coitinho afirmou que, para agricultura, o ano está abençoado. “Os produtores são os protagonistas, a essência desse momento. A Feira tem longo alcance, com bancas itinerantes em toda a cidade. Pelotas se firma como cidade do doce e das frutas.”
“O momento é de comemoração do esforço conjunto dos produtores, Prefeitura, Câmara de Vereadores, instituições e apoiadores”, afirmou o prefeito Fernando Marroni, presenteado, pelos agricultores, com uma cesta com morangos, sortida de produtos derivados da fruta.
Estiveram presentes os vereadores Júnior Fox e Marcelo Bagé, a Banda Metais e Companhia, executando músicas típicas, secretários municipais e populares.