
Aberta a exposição Decididas, da Aapecan
A exposição fotográfica Decididas foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (03), sendo parte da temporada de conscientização do Outubro Rosa 2025. O lançamento ocorreu no Paço Municipal, na sala Frederico Trebbi, onde ficará disponível para os espectadores até dia 23 de outubro. Durante a cerimônia, estiveram presentes diversas autoridades, além do coordenador da Metade Sul da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan), assim como as modelos do ensaio e o fotógrafo colaborador.
O prefeito Fernando Marroni fez um agradecimento à Aapecan pelo papel de resgate, incentivo e melhoria na autoestima de pessoas diagnosticadas. “O fotógrafo nos brinda com essa exposição linda, as nossas modelos, porque é sempre muito importante, além do tratamento, além da cura, que a gente possa estimular e apresentar à sociedade. Neste momento, a Secretaria de Saúde está fazendo uma parceria com as clínicas privadas para que elas ofereçam o exame também gratuito, para que a gente possa identificar rapidamente e poder atender”, apontou o chefe do Executivo.
Decididas é uma curadoria de 12 retratos tendo como protagonistas cinco mulheres atendidas pela Aapecan, que por meio das fotos deram um novo sentido a suas histórias, sendo elas a Nelzia Duarte, Simone Wahast, Arlene Cardoso, Nara Amaral e Eva Dias, que tiveram o Museu do Doce como palco para os registros. Arlene Cardoso frequenta a associação há três anos e afirmou sentir-se lisonjeada e muito feliz em ter a oportunidade de compartilhar um pouco de si através das imagens. “É uma coisa que a gente tem que mostrar, mostrar o que é o significado do tratamento e o que é o câncer, de mama, de colo de útero, o que for. Nós mulheres, temos que nos mostrar, não nos esconder. Nenhuma doença deve ser escondida”. Para Nara do Amaral o ensaio fotográfico foi gratificante e uma forma de retribuir a Aapecan todo o apoio que recebeu durante o tratamento. “Tem aquela parte de superação, sabe? De viver um dia de cada vez e superando as dificuldades. Acho que isso (a exposição) é importante para as pessoas se alertarem a fazer os exames de prevenção”.
Arlene aparece ao lado de suas fotos na 1° imagem, Nara aparece na 2° foto. Imagens - Manuela Santos/Secom
Há 14 anos Antônio Rocha trabalha com fotografias, e é ele quem assina a autoria das imagens, sendo apoiador da instituição. Ele declarou que um projeto tão genuíno e humano merece atenção. “A fotografia é muito mais do que uma imagem, ela tem o propósito de uma mensagem e de deixar herança. Que essas histórias, dessas modelos, dessas cinco mulheres, se perpetuem e toquem mais corações, fazendo com que a gente consiga salvar mais vidas”, afirmou.
Esta ação busca impulsionar a conscientização e a prevenção acerca do câncer de mama em ambientes públicos, e pela primeira vez, a Prefeitura de Pelotas integra o calendário de atividades de conscientização do Outubro Rosa da Aapecan. A secretária de Governo, Miriam Marroni, apontou o avanço no tempo de espera para os resultados de exames e a diminuição dos índices de diagnóstico no Estado. “Vocês são um exemplo para tantas outras mulheres. A Aapecan é a nossa grande referência, não desistam, é possível salvar as mulheres. A nossa luta vai ampliar, eu fico à disposição para isso”, afirmou.
Imagens - Manuela Santos/Secom
O coordenador da Aapecan Metade Sul, Fabiano Gerbaudo, agradeceu a colaboração de todos e reforçou alguns dados importantes. “Neste mês completamos 20 anos de atividade no município, somando mais de cinco mil famílias que já foram cadastradas e agora estamos 147 mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura chegam a 90%, essa é a importância dos exames de rotina e prevenção”.
Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Saúde Angela Vitória, a secretária das Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, a titular da delegacia da mulher, Marcia Chiviacowsky e Luana Soares, psicóloga e musicoterapeuta que finalizou o evento com uma apresentação musical.