Evento simboliza o início oficial da temporada da fruta na zona rural de Pelotas
Por Tânia Magalhães 27-12-2024 | 15:43:05
Comissão organizadora da 15ª Abertura da Colheita da Uva em Pelotas anuncia que o evento será realizado no dia 1º de fevereiro, às 14h, na propriedade dos produtores Aline Kurz e Nerviton Carniato, na Colônia Santa Helena, 8° distrito, Rincão da Cruz. A definição da data e local é fruto de consenso entre a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores.
De acordo com a chefe do Setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge, e avaliações dos organizadores, o município tem se tornado cada vez mais competitivo em relação à produção de uvas de qualidade, tanto para a indústria de sucos e vinhos, como para fins comerciais da variedade de mesa Niágara branca e rosa. Na zona rural de Pelotas, há 56 agricultores que cultivam parreirais, sendo 39 para a indústria e 17 como atividade comercial.
Dados atualizados da Emater apontam que a expectativa quanto à safra 2025 é de colheita de 810 toneladas da fruta em Pelotas. A zona rural conta com 13,5 hectares cultivados com uva irrigada de mesa e 20,5 com produção da fruta para a indústria.
Rejane Jorge informa que a data de abertura da Feira Municipal Uvas de Pelotas será definida no dia 9 de janeiro, quando a comissão organizadora visitará a propriedade onde será realizada a abertura da colheita. Na Feira deste ano, foram vendidas mais de 4,1 toneladas da fruta in natura, 752 cucas, 666 garrafas de suco de uva, 528 copos de suco e 153 garrafas de vinho. Todos os números superaram os de edições anteriores e os organizadores aguardam novo recorde para 2025.