
Agentes de Endemias participam de capacitação
Agentes de Endemias da Prefeitura de Pelotas participaram de capacitação, nesta semana, na Universidade Católica (UCPel). Dengue foi o tema da jornada e a enfermeira e secretária municipal de Saúde de Viamão, Michele Galvão, relatou o quadro de epidemia enfrentado pelo município, no início do ano, com registro de cerca de seis mil casos de contaminação, confirmados em 90 dias, que culminou com decretação de emergência em saúde na localidade.
Equipe fica atenta aos relatos - Fotos: Divulgação/SMS
De acordo com a chefe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, as medidas adotadas por Viamão já fazem parte das atividades rotineiras de prevenção em Pelotas, que deverá adotar o modelo de trabalho conjunto dos agentes de endemias com os comunitários de saúde, como é feito no município da secretária Michele Galvão.
Aplicações de produto químico em residências e vias públicas, visitação em moradias, com vistoria em pátios, jardins, áreas e demais dependências e orientação aos moradores, trabalho de busca e identificação de novos focos são procedimentos adotados em Pelotas. O resultado é a estabilização do número de contaminações em 52 casos, neste ano, sem registro de óbitos ou hospitalizações no momento.
Viamão, após decretada a emergência, conforme relato da secretária Michele, recebeu apoio do Ministério da Saúde, Força Nacional do SUS e Exército Brasileiro. Um hospital de campanha foi montado no município, para atendimento da população em tendas separadas por gravidade de cada caso atendido, fornecendo hidratação imediata a partir do momento que o paciente procurava o serviço apresentando suspeita de dengue.