Estudante do Colégio Pelotense foi a única aluna das escolas públicas de Pelotas a conquistar uma medalha nacional na 19ª edição da Obmep
Por Tatiana de la Torre 03-04-2025 | 10:32:13
Pela primeira vez em uma década, estudante da rede municipal de ensino de Pelotas conquistou medalha de nível nacional na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A aluna do 7° ano do Colégio Pelotense Lavínia Silva de Matos foi a única aluna das escolas públicas de Pelotas (municipais, estaduais e federais) a conquistar uma medalha nacional nesta edição do concurso. Além da medalha de bronze em nível nacional, Lavínia recebeu ainda uma medalha de prata de nível regional. Esta é a 5ª medalha nacional da Obmep de toda a rede municipal. Outros 17 alunos de seis escolas da rede municipal foram premiados com menções honrosas ou medalhas de nível regional.
Nesta edição da Obmep foram destaques seis escolas municipais, com a participação de 17 alunos premiados. Os prêmios foram uma medalha de bronze em nível nacional, 16 menções honrosas e sete medalhas em nível regional, uma de prata e seis de bronze, refletindo um aumento contínuo na participação das escolas e no desempenho dos estudantes. Na edição anterior, a 18ª Obmep, registrou 11 menções honrosas e cinco medalhas regionais. Já na 17ª edição teve menos participação ainda com seis menções honrosas. E na 16ª, em 2021, apenas duas menções honrosas.
O professor de matemática, Luiz Carlos Lemos Junior, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, localizada no Monte Bonito, 9° Distrito de Pelotas é o maior entusiasta da participação das escolas municipais na Obmep. Lemos é o responsável no Município pelo projeto “Preparando para Obmep” cujo objetivo é incentivar a participação das escolas e cativar novos alunos que possam conquistar prêmios na competição.
“Desde 2010, quando entrei no município, venho aplicando a Obmep para meus alunos, porque acredito que o aprendizado da matemática e a participação de eventos acadêmicos na fase escolar podem mudar a vida dos estudantes. Há três anos, participamos do Conexão PIC/ONE, em que alunos e professores participam de palestras e jogos, que estimulam o pensamento lógico matemático”, explicou Lemos.
Os alunos medalhistas em nível nacional ganham acesso ao Programa de Iniciação Científica (PIC) da Obmep, que oferece uma rotina de aulas e exercícios mais aprofundados da matemática além de receberem uma bolsa de estudos durante um ano no valor de R$ 300 paga pelo CNPQ.
A mãe da aluna que alcançou a premiação nacional, Elisangela Brandão Silva de Matos, disse que o sentimento é de orgulho em saber que estão no caminho certo de orientação à filha. “Eu e o pai da Lavínia somos professores e sempre acompanhamos a vida escolar dela com atenção. A rotina dela é normal de adolescente de 13 anos, ela não passa horas estudando em casa porque diz que presta atenção em aula e consegue aprender. E como as notas são sempre boas, a gente não exige demais”, contou Elisangela.
A coordenadora da área de matemática do Colégio Pelotense, Ana Paula Esteves dos Santos, falou do orgulho que o Colégio Municipal Pelotense recebeu a premiação de seus alunos na Obmep. “Em tempos difíceis, com catástrofes climáticas e perdas irreparáveis, essa premiação enche o “coração gato pelado” de contentamento. Temos a certeza de que o raciocínio lógico e a leitura de mundo estimulam a aprendizagem e o letramento matemático”, relatou a coordenadora.
• Lavínia Silva de Matos (medalha de bronze nacional e de prata regional)
• Alice Madruga Pestana (menção honrosa nacional e medalha de prata regional)
• Rafael Gonçalves de Souza (menção honrosa nacional)
• Sophia Mayuami Umetsubo Gonçalves (menção honrosa nacional)
• Luiza Barz San Martin (menção honrosa nacional)
• Luan Rodrigues Madruga (menção honrosa nacional)
• Estevam Souza da Silva (menção honrosa nacional e medalha de bronze estadual)
• Matheus Pietro Souza (menção honrosa nacional)
• Miguel Oliveira Moreira (menção honrosa nacional e medalha de bronze estadual )
• Eduarda Coitinho Neujhar (menção honrosa nacional)
• Giovana Bergmann Alonso (menção honrosa nacional)
• Pietro Schubert Borba (menção honrosa nacional e medalha de bronze estadual)
• Vicente Gomes Alves (menção honrosa nacional e medalha de bronze estadual)
• Mayara Sias Pereira (menção honrosa nacional)
• Arthur Cesar Morales (menção honrosa nacional e medalha de bronze estadual)
• Heitor Insaurriaga Einhardt (menção honrosa nacional)
• Maria Luisa Jobim Freitas (menção honrosa nacional)