Ambulantes se preparam para a festividade de Iemanjá
Empreendedores inscritos para trabalhar no evento tiveram seus espaços sorteados nesta quinta-feira (27) e receberam orientações da Vigilância Sanitária durante reunião na Secretaria de Urbanismo
Os 43 ambulantes habilitados junto à Prefeitura para trabalhar na festividade de Iemanjá no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), entre às 17h de sexta-feira (30) à 0h de terça (3 de fevereiro), estão de prontidão para encarar mais um evento, que este ano completa 68 edições. Na manhã desta quinta (29) a Secretaria de Urbanismo (Seurb) sorteou os espaços a serem ocupados ao longo da praça Aratiba desde a rótula com a avenida Amazonas, em direção à praia, na presença dos empreendedores.
Pela primeira vez como ambulante na festividade de Iemanjá, Juan Gregory da Silveira Islabão, 36 anos, elogiou a organização desenvolvida pela Prefeitura na acomodação dos espaços na praça Aratiba, onde há duas semanas abriu sua própria loja de conveniência. A banca que irá ocupar o espaço 33 vai comercializar os mesmos produtos do seu espaço físico - bebidas (cerveja e destilados), água, refrigerante e energético. “Estou achando bom, bem organizado, a distribuição justa, numeração bem feita, para mim está tudo ok”, disse.
Se esta é a primeira festa de Iemanjá de Islabão, para os irmãos Celomar, 65, e Rubens Silva da Silva, 69, será a 48ª. Sim, os dois já estão há 47 anos vendendo churrasquinho, milho e bebidas somente da festividade realizada no Balneário dos Prazeres. Tudo quase que literalmente em casa: ambos são moradores da localidade. “Não é ruim, sempre tem retorno”, afirma Celomar. Só reclama da concorrência. “Quando comecei mal chegava a 30, agora são quase 50 ambulantes.”
Quem também já conhece a festa no Balneário dos Prazeres é a florista Araci Milgarejo Borges. Está há 20 anos no ramo. Não pretende sair. “É uma boa oportunidade, a procura só não é boa quando o tempo não ajuda”, afirma ela, que ficará em uma banca na praça Aratiba, em frente aos ambulantes do comércio de bebidas e alimentos.
Além do sorteio nas dependências da Secretaria, os empreendedores receberam orientações de higiene e boas práticas de manipulação de alimentos de servidores da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A equipe da Seurb ainda reforçou no encontro a necessidade de se obedecer a localização sorteada e o horário liberado para a montagem e instalação dos empreendimentos ao longo da praça Aratiba. Trocas de lugares só serão permitidas entre ambulantes do mesmo gênero de comércio. Foi lembrado ainda, entre outras recomendações, a proibição do uso de qualquer tipo de equipamento de som, a comercialização de bebidas em garrafas de vidro e a venda de bebidas alcoólicas a adolescentes menores de 18 anos.
A estrutura de eletrificação no local foi concluída pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e do setor de Eletrificação Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Ainda assim foi sugerido aos comerciantes que sejam levadas extensão, adaptador de tomada T, bocal de luz e, quem tiver disponível, uma escada pequena.
Foto de capa: Arquivo/Secom