Caps e UBSs encaminham os pacientes para atendimento

Ambulatório de Saúde Mental Adulto entra em atividade

Caps e UBSs encaminham os pacientes para atendimento
Por Tânia Magalhães 29-09-2025 | 12:49:40
Tags: ambulatório adulto , saúde mental , inauguração

“Nossa tarefa é vencer todos os desafios do SUS e a saúde mental é um deles.” A afirmação é do prefeito Fernando Marroni, feita no ato de inauguração da nova sede do Ambulatório Especializado de Saúde Mental Adulto, na manhã desta segunda-feira (29), à rua Gonçalves Chaves, 3.410. O serviço volta a ser prestado em local específico em Pelotas.

Prefeito destaca os desafios - Fotos: Manuela Santos

“Abrimos nove Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no primeiro mandato. Agora é momento de reconstrução”, pontuou o prefeito, salientando que Pelotas, em qualidade de atendimento prestado em saúde, nada deve a outros muncípios ou à região metropolitana. O Ambulatório inaugurado conta com médicos clínicos, psicólogos e assistente social. Há expectativa de cerca de 600 atendimentos ao mês. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelos Caps.

A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, comentou que a identificação dos necessitados de atendimento é feita por equipe, com avaliação de caso a caso. “A relação de matriciamento – retorno do paciente às Unidades Básicas – é uma construção de prosseguimento dos cuidados”, afirmou, parabenizando as equipes da Saúde pelo carinho e criatividade, citando o exemplo do Caps na Rua, em diversos pontos da cidade, evento aberto à população, para defender o compartilhamento, a socialização e difundir conhecimento sobre saúde mental.

Equipe organiza atendimentos - Fotos: Volmer Perez

A coordenadora do Ambulatório, Thaís Rodrigues dos Santos, a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Bernadete Lovatel, e a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Município, Luciane Kantorski, também se pronunciaram, destacando a importância do Ambulatório e a abrangência dos atendimentos. A Raps conta com cerca de 180 servidores em Pelotas.

O Ambulatório presta atenção especializada e continuada a pacientes com transtornos mentais moderados - pessoas em sofrimento psíquico moderado -, diagnosticadas, cujos casos não exijam cuidado intensivo e/ou acompanhamento diário.  

Após a inauguração oficial do Ambulatório, o prefeito e a secretária visitaram as instalações da casa.

Notícias Relacionadas

Pelotas não tem novos casos de dengue desde agosto

Pelotas não tem novos casos de dengue desde agosto

Mutirão da Saúde presta mais de 500 atendimentos no Dia do Idoso

Mutirão da Saúde presta mais de 500 atendimentos no Dia do Idoso

Prefeitura prepara o Dia D de Multivacinação para menores de 15 anos

Prefeitura prepara o Dia D de Multivacinação para menores de 15 anos

SMS alerta população sobre meningite

SMS alerta população sobre meningite