ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Ampliado cronograma de vacinação para pessoas com comorbidades

Aplicação da 1ª dose nas escolas municipais, para pessoas com comorbidades previstas no Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19, será de 11 a 14 de maio

05-05-2021 | 16:14:00

Além dos drive-thrus já marcados para esta semana - quinta-feira (6) e sexta-feira (7) - , a Prefeitura ampliou o cronograma de aplicações da 1ª dose, para o grupo de pessoas com comorbidades, conforme prevê o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. A imunização está programada para ocorrer em novos drive-thrus e, também, nas sete escolas municipais localizadas nos bairros. O calendário nas instituições de ensino prevê a 1ª dose contra o coronavírus do dia 11 ao dia 14 deste mês.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), serão disponibilizadas, a cada drive-thru, duas mil doses do imunizante, além de mil doses, que serão divididas, diariamente, entre as sete escolas onde têm sido a aplicação da prevenção. O atendimento, assim como foi realizado com os grupos anteriores, será por ordem de chegada, mediante distribuição de fichas, tanto nos drive-thrus quanto nas escolas.

Cronograma no drive-thru

  • Quinta-feira (6) - pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, e pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise
  •  Sexta-feira (7) - gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos
  •  Segunda-feira (10) - pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos
  • Terça-feira (11) - pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos
  •  Quarta-feira (12) - pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos

A imunização em drive-thru é realizada no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela avenida Pinheiro Machado, sempre das 9h às 17h.

Cronograma nas escolas

  •  Terça-feira (11) - pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos, pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise, gestantes e puérperas (com até 45 dias do parto) com as comorbidades definidas e idade a partir dos 18 anos, além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos
  •  Quarta-feira (12) - pessoas com comorbidades de 59 e 58 anos
  •  Quinta-feira (13) - pessoas com comorbidades de 57 e 56 anos
  • Sexta-feira (14) - pessoas com comorbidades de 55 e 54 anos

Nas escolas a imunização ocorre das 10h às 15h.

O que é preciso apresentar para ser vacinado

O atestado relacionado à comorbidade é obrigatório e deve ser apresentado juntamente com os seguintes documentos: 

* documento de identidade com foto, 

* comprovante de residência e CPF ou Cartão SUS, 

* além dos documentos específicos de acordo com o grupo ao qual pertencem.

Os pacientes com Deficiência Permanente, cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado, apenas o comprovante do benefício através do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS. A SMS esclarece que pessoas desse público, que não recebem BPC, não fazem parte do grupo prioritário para a vacina neste momento.

Pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Atestado e imunização juntos

Pessoas com HIV e Aids, em tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizado à rua Almirante Guilhobel, 221, poderão obter seus atestados e, ainda, ser imunizadas nos dias de 11 e 12, das 9 às 17h, no local.

Como conseguir o atestado

O documento que irá comprovar a comorbidade pode ser obtido na rede pública de saúde, assim como nos serviços privados. O atestado deve ser emitido pelo profissional que realiza o acompanhamento de saúde do paciente. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a emissão está sendo realizada desde a terça-feira (4) e se estende até sexta-feira (7), observando a faixa etária dos pacientes com comorbidades.

A retirada do documento nas UBSs deve ser sempre no turno da tarde, das 13 às 17h, já que, pela manhã, está mantido o atendimento de casos suspeitos de síndromes gripais.

O modelo padrão do atestado, confeccionado pela Prefeitura, está disponível no site oficial do Município, no hotsite do coronavírus, para ser impresso.

Veja mais

+Atestados para vacinação começam a ser emitidos nas UBSs

Confira quem pode receber a imunização nesta 1º fase para comorbidades

- Pessoas com comorbidades de 59 a 54 anos de idade

- Pessoas de 59 a 54 anos de idade, com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) 

- Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos

- Pessoas acima de 18 anos com doença renal crônica em terapia de substituição renal (hemodiálise)

- Gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, acima de 18 anos, com as comorbidades definidas 

Relembre os endereços das escolas

* EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes)  

* Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) 

* EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) 

* EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) 

* EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal) 

* EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) 

* EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Tags

saúde, coronavírus, vacinação, escolas, drive-thru, comorbidades, cronograma, pelotas, prefeitura

Carregando 0%
Carregando 0%