Servidores atenderão o público das 8h às 14h na Secretaria, nos Cras, Creas e Cadastro Único
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 19-12-2024 | 16:34:16
A partir do dia 2 de janeiro, alguns serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS) terão horário de atendimento reduzido. Até o fim de fevereiro, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Cadastro Único central, assim como a sede da SAS terão expediente externo das 8h às 14h.
Nos Cras e Creas, durante as manhãs, serão feitos atendimentos individuais, de grupos, visitas domiciliares e estudos de caso, de acordo com a agenda de cada Centro. Os cadastros e atualizações do Cadastro Único, nesse período, serão concentrados na sede à rua General Osório, 500, que receberá usuários de todas as regiões do município. Na sede da SAS, à rua Marechal Deodoro, 404, o trabalho segue com expediente interno até as 17h.
A InclusivaPel, na rua Três de Maio, 1.074, que abrange a rouparia e o Mobilitá, que atende a pessoas com deficiência, com o empréstimo de equipamentos de acessibilidade - cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas -, segue com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O Centro Pop e abrigos institucionais continuam funcionando normalmente.
A secretária de Assistência Social (SAS), Raquel Nebel, explica que a alteração não afetará a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da Política de Assistência Social. O horário reduzido é adotado todos os anos porque, no período de férias escolares e de calor intenso, usuários acabam buscando os atendimentos pela manhã, assim como os servidores preferem fazer visitas nesse turno, para evitar a rua nos períodos mais quentes.
Em março, os atendimentos voltam aos horários normais.