Taylor Macedo conquistou medalha de bronze nos JEBs
Por César Soares 05-11-2023 | 11:18:44
Teve pelotense medalhista nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) realizados neste fim de semana, em Brasília. O jovem Taylor Macedo, de 12 anos, integrante do projeto Quem Luta Não Briga (QLNB) da Prefeitura de Pelotas, ficou em terceiro lugar, na categoria Série Prata, de Taekwondo e conquistou a medalha de bronze.
Taylor participou da competição, integrando a Seleção Gaúcha Escolar de Taekwondo composta por outros oito estudantes. Na tarde de sábado (4), ele venceu o adversário de Roraima e assegurou um lugar no pódio. Outro pelotense que esteve nos JEBs, na capital federal, foi Cristian Soares que não conseguiu classificação de pódio, mas teve uma grande atuação. Taylor é estudante da Emef Jornalista Deogar Soares e Cristian da Emef Piratinino de Almeida.
Conforme o treinador da equipe do QLNB, Rossano Diniz, a competição é conclusão de um projeto montado organizado desde janeiro e quem tem oportunizado grandes experiências para os meninos. “Foi a primeira vez que eles andaram de avião, primeira vez em Brasília, cidade importante do país e esse é o papel do projeto, o de construir valores que vão impactar muito na vida deles”, avaliou Diniz.
O Quem Luta Não Briga volta aos tatames com a garotada em mais duas competições até o final do ano: A Copa Sapucaia do Sul, no dia 3 de dezembro e, retornam a Brasília para a Copa do Brasil de Taekwondo, no dia 16 de dezembro.
O projeto Quem Luta Não Briga é desenvolvido pelo departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação e integra o eixo Prevenção do Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Escola Superior de Educação Física (Esef), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cufa Pelotas e Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Foi criado em 2011 e já atendeu milhares de jovens pelotenses com a prática do Taekwondo.
Atualmente, o projeto atende, gratuitamente, cerca de 600 jovens em 5 núcleos em pontos estratégicos da cidade, oferecendo a prática da arte marcial na Modalidade Esportiva de Combate Olímpico, da iniciação esportiva ao alto rendimento.
Os Jogos Escolares Brasileiros 2023 são conduzidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Ministério do Esporte, começaram no dia 28 de outubro e se estendem até a próxima quarta-feira (8), envolvendo 6.714 pessoas entre atletas e comissões técnicas de 18 modalidades esportivas. A principal competição estudantil do país foi criada em 1969, mas parou em 2004 sendo retomada em 2021. Os atletas são estudantes das redes de ensino pública e privada, entre 12 e 14 anos.