Aprovação de Lei de Inovação, reativação do Condester, cursos gratuitos de programadores de software estão entre os destaques

Avanços no desenvolvimento e Inovação marcaram o ano

Aprovação de Lei de Inovação, reativação do Condester, cursos gratuitos de programadores de software estão entre os destaques
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 29-12-2025 | 14:31:10
Tags: Retrospectiva , Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação

Os avanços na área de desenvolvimento e inovação, em 2025, foram significativos, a exemplo da reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda (Comdester), que é referência no campo do desenvolvimento, da aprovação da nova Lei Municipal de Inovação, do Curso de Tecnologia da Informação, oferecido a jovens do município, e de uma série de iniciativas e melhorias para o Mercado Central.

A nova Lei Municipal de Inovação, apresentada pelo governo municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores, estabelece Pelotas como centro de avanço tecnológico e científico, fundamentando-se em planejamento, governança e identidade única. 

Entre os principais avanços da nova Lei, estão a criação do Fundo Municipal de Inovação (FMICT), que vai financiar projetos tecnológicos locais, a estruturação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), com prazos e composição técnica definidos, além da instituição do Prêmio e do Selo inPEL, que unificam a marca da inovação no município.

“A Lei também traz um princípio central: a desburocratização. Ela coloca a eficiência e a simplicidade no acesso aos serviços públicos como diretriz permanente, facilitando a vida de quem quer empreender, pesquisar e inovar”, afirma o secretário de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Jesué Fonseca, acrescentando que a grande mudança é que Pelotas deixa de ter apenas iniciativas isoladas e passa a ter o sistema estruturado de inovação, com regras claras, instrumentos permanentes de fomento e foco em impacto social e econômico. Uma legislação que fala de startups, mas também de inclusão digital, que apoia empresas, mas ainda projetos sociais e comunitários.

Em parceria com o Senac-RS, a Secretaria de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (Sdei) contratou curso voltado para estudantes do município, com o objetivo de preparar essas pessoas para o setor de Tecnologia da Informação, aprimorando as competências técnicas exigidas, para que se tornem programadores de software. A conclusão do curso e entrega de diplomas ocorre em dezembro.

No Mercado Central, uma série de ações foram desenvolvidas, em parceria com a associação do Mercado, entre elas evento alusivo à Semana da Mulher Empreendedora, quando uma roda de conversa marcou o compartilhamento de trajetórias, desafios e experiências das mulheres enquanto protagonistas da economia local. Este ano, o Mercado também contou com avanços em questões estruturais, como a manutenção da infraestrutura hidráulica superior, garantindo espaço mais funcional e seguro. 

Houve, ainda, a ativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda (Comdester), que é o Conselho de referência no campo do desenvolvimento e atua como órgão consultivo e deliberativo na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, geração de emprego, trabalho e renda no município. 

Primeiro semestre de 2026

Após quase quatro anos sem certame, a licitação das bancas do Mercado Central vai proporcionar a sua ocupação máxima, com novo mix de produtos, chegando a quase 70 atividades. O Mercado passará a contar, também, com câmeras de monitoramento, dentro e fora do perímetro, e controle de imagens pelo Centro de Monitoramento da Guarda Municipal, parceria da Sdei com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Também será feita a restauração da torre histórica e toda a reestruturação da rede elétrica. 

Para o primeiro semestre de 2026, também está programada a ampliação e modernização da Sala do Empreendedor que, além dos serviços prestados, deverá contar com Coworking, para atender e proporcionar agilidade às demandas dos empreendedores.

Na área de formação, o investimento será de R$ 500 mil, oriundo do Qualifica RS, para cursos e mais bolsas de formação profissional para mais de 400 pessoas.

Notícias Relacionadas

Pelotas recebe recursos para qualificação profissional

Pelotas recebe recursos para qualificação profissional

Pelotas recebe selo Invest-RS

Pelotas recebe selo Invest-RS

Mulheres empreendedoras participam de roda de conversa no Mercado

Mulheres empreendedoras participam de roda de conversa no Mercado

Lei de Inovação é aprovada na Câmara Municipal

Lei de Inovação é aprovada na Câmara Municipal