
Boletim Sistema de Alerta indica raleio nos pessegueiros
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, colaborando com a divulgação do boletim semanal Sistema de Alerta da mosca-das-frutas, informa que a orientação, neste período, é que o produtor de pêssego providencie o raleio dos frutos em excesso. Trata-se de uma prática, na fruticultura, para eliminar quantidade excessiva de pequenos frutos, gerando qualidade e tamanho maior para os restantes, equilibrando a planta e garantindo produtividade constante.
O boletim Sistema de Alerta oferece informações e dicas aos produtores. É elaborado pela Embrapa Clima Temperado, e a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas (STAFP), secretarias de Desenvolvimento Rural de Morro Redondo e Canguçu e os escritórios municipais da Emater dessas duas localidades, que fazem parte da região produtora.
“Além do raleio, prioridade no momento, o Sistema de Alerta orienta os produtores para a prática da poda verde, que é a retirada de ramos excedentes que captam nutrientes que deveriam ir para as frutas. Outro aspecto importante, destacado no boletim, é a antracnose e a podridão parda, doenças que atacam os frutos ainda verdes e que precisam de fungicidas. Aproveitar o raleio para eliminar frutos atingidos é uma estratégia recomendada”, informa a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge.
Como dica da semana, o boletim salienta que o cultivo de pêssego é uma atividade que pode ser contemplada pelo programa Terra Forte. As inscrições de interessados encerram-se dia 17 deste mês. O produtor deve procurar a Emater.