Foram seis meses de trabalho, com melhora significativa no relacionamento entre os moradores
27-06-2018 | 13:33:35
Na tarde do próximo sábado (30), o projeto “Bons Vizinhos” será concluído no Residencial Haragano, após seis meses do início dos trabalhos, que têm como objetivo reduzir conflitos e melhorar a convivência entre os moradores do condomínio.
A iniciativa integra as estratégias de Justiça Restaurativa, do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, desenvolvida pela Prefeitura em uma parceria com o Poder Judiciário e Senac.
As atividades no Residencial iniciaram em dezembro de 2017 e, até maio desse ano, envolveram cerca de 100 pessoas durante os mais de 30 encontros realizados pelas facilitadoras Marilaine Furmann, Nivia Benites e Izabel Lopes. Nos círculos de construção da paz, a técnica "objeto da palavra” dá a oportunidade de fala para que os problemas do dia a dia sejam discutidos com tranquilidade, em busca de uma solução.
A facilitadora Nivia relata que a mudança no comportamento dos moradores do Haragano foi nítida. Respeito a regras de convivência e a busca por melhores condições de vida, por meio dos cursos profissionalizantes ministrados pelo Senac, em parceria com Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e do desenvolvimento dos Trabalhos Técnicos Sociais, foram as principais observações.
No círculo de celebração que será realizado com os moradores no dia 30 de junho, o objetivo é comemorar as conquistas atingidas com o projeto. Facilitadores de Justiça Restaurativa, servidores municipais e autoridades das instituições envolvidas participarão da atividade, acompanhados pelos moradores do Residencial Haragano, que agora terão as ferramentas necessárias para buscar um futuro longe da violência.