ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Cada Jovem Conta é detalhado a lideranças de Caxias do Sul

Projeto que integra o Pacto Pelotas pela Paz deve servir de referência para proposta semelhante na cidade serrana

Por César Soares 01-04-2021 | 12:08:32

Nessa quarta-feira (31), em um encontro virtual de cerca de duas horas, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, profissionais, técnicos e secretários municipais de diferentes áreas dos dois municípios discutiram as ações desenvolvidas pelo projeto Cada Jovem Conta, dentro do eixo de Prevenção Social do Programa Pacto Pelotas pela Paz.

A chefe do Executivo de Pelotas abriu a reunião apresentando um panorama da iniciativa.

"O Cada Jovem Conta é um projeto de prevenção que trabalha com crianças e jovens à beira do delito e da evasão escolar, quando a gente começa a disputar esse jovem, essa criança, com a violência, trazendo novas oportunidades. O que nós fizemos foi reunir grupos de educadores, profissionais da saúde e da assistência social, que já atuavam com essas questões nas comunidades", explicou a prefeita, dizendo que sempre se emociona ao falar de cada resultado obtido com essa ação.
Reunião oportunizou debate acerca das ações do Projeto pertencente ao Pacto pela Paz Imagens: Divulgação/Ascom

Durante o encontro, diversos questionamentos foram feitos pelos participantes de Caxias do Sul, envolvendo os detalhes da implementação do projeto, constituição dos grupos de trabalho, da formação dos territórios e dos procedimentos necessários para o seu desenvolvimento, a fim de que atinjam os melhores resultados.

Resultados e ampliação

As experiências vividas até o momento no Cada Jovem Conta foram amplamente relatadas pela coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore. "Os resultados, como a melhoria dos índices de frequência escolar e de conduta, vêm com a integração das ações, dos diferentes olhares, do acompanhamento, da empatia, da identificação de cada demanda específica e de outras inciativas, como o Banco de Oportunidades e o projeto Start", comentou Aline, enfatizando que o projeto começou em dois territórios e hoje chega a dez.

Já o secretário de Segurança, Samuel Ongaratto, trouxe um detalhamento de importantes diretrizes que precisam ser adotadas para o enfrentamento de algumas dificuldades que surgem à medida que o projeto vai se desenvolvendo e sendo ampliado. "É preciso envolver servidores comprometidos com a iniciativa, valorizar o trabalho dos coordenadores dando visibilidade a eles, atuar com indicadores para medir o avanço e os resultados diante de cada conquista, e empregar muito esforço coletivo e foco nas ações", disse Ongaratto.

Os gestores e profissionais de Caxias do Sul agradeceram toda a explanação, parabenizaram todos os envolvidos no Cada Jovem Conta e também se colocaram à disposição de Pelotas para futuras trocas de experiências desse e de outros projetos. 

O que é o Cada Jovem Conta?

O Cada Jovem Conta é uma iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, que consiste na criação de comitês, com as diversas áreas de políticas públicas em zonas violentas, para oferecer saúde, educação e assistência social para jovens em situação de vulnerabilidade. 

O projeto está espalhado em dez Comitês Territoriais: Bom Jesus/Dunas, Areal, Getúlio Vargas, Centro, Pestano, Navegantes, Obelisco, Laranjal, Colônia Z3 e Sítio Floresta. Os locais são escolhidos para sediar a iniciativa a partir da análise da maior incidência de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), georreferenciados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública.

A metodologia começou a ser desenvolvida em setembro de 2017, e atualmente envolve 25 escolas (municipais e estaduais), 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e suporte extra do Centro de Referência Especializado em Assistência Social I (Creas I).

Tags

Cada Jovem Conta, iniciativa, referência em Pelotas, encontro virtual, caxias do sul, prefeita paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%