ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Crise climática

Canal São Gonçalo atinge cota histórica de 1941

Nível chegou a 2,88 metros às 19h deste domingo (12); especialista diz que medição vai continuar subindo

Por João Pedro Macedo 12-05-2024 | 21:08:51

Às 19h deste domingo (12) o canal São Gonçalo chegou a um nível que não registrava há 83 anos: 2,88 metros, exatamente a cota da histórica enchente que castigou Pelotas em 1941. O canal vem em uma crescente desde às 7h. A tendência, de acordo com especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam na Sala de Situação do 9º BIMtz, é de que o número ultrapasse este índice ainda na noite de domingo. 

Vista aérea do Canal São Gonçalo, que na noite de domingo atingiu 2,88 metros, nível condizente ao da enchente de 1941 Foto: Divulgação 

Conforme a pesquisadora e hidróloga Tamara Beskow, o aumento se deve a três fatores: vento, chuvas e maré. "Com a maré alta, a água do canal começa a acumular. Junto com ela os ventos acabam favorecendo este acúmulo e, além disso, tivemos fortes pancadas de chuvas, que tem como ponto final do nosso sistema de drenagem, o canal". 

O Município mantém o informe de que as diversas áreas que já estavam na classificação de risco vermelho para inundação, no mapa disponibilizado pela Prefeitura, devem evacuar essas regiões imediatamente. A saída das pessoas facilita o trabalho de resgate pelas equipes de bombeiros, em caso de uma inundação súbita.

Áreas que devem ser evacuadas imediatamente

- Laranjal (Santo Antônio, Valverde e Pontal)

- Colônia Z3

- Vila da Palha

- Cruzeiro

- Recanto de Portugal

- Marina Ilha verde

- Charqueadas

- Umuharama 

- Estrada do Engenho 

- Lagos de São Gonçalo 

- Parque Una

- Navegantes 

- Ambrósio Perret

- Mário Meneghetti

- Balsa

- Fátima 

- Village Center JK

- Doquinhas

- Quadrado

- Ceval

- Mauá 

- Loteamento Osório

- Pântano

- Simões Lopes (fundos)

O município possui oito abrigos públicos, geridos pela Prefeitura. Vale ressaltar que o acesso se dá por meio de contato com a Defesa Civil do Município, Bombeiros, Guarda Municipal e Brigada Militar pelos seguintes contatos: 193 (Bombeiros), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Brigada Militar)

Tags

Canal São Gonçalo, Cota Histórica, Pelotas, Inundação

Carregando 0%
Carregando 0%