ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Crise climática

Canal São Gonçalo registra elevação nas últimas 24 horas

De quinta a sexta, canal subiu 36 cm. Populações em área de risco devem deixar suas casas

Por Micael Carvalho 10-05-2024 | 13:05:47

Desde a medição realizada na manhã da última quinta-feira (9), o nível do canal São Gonçalo tem registrado elevação contínua. Na atualização das 12h desta sexta (10), o manancial atingiu a marca de 2,72 metros, dois centímetros a menos do que a maior cota já registrada desde o início do acompanhamento diário. O Município reforça e mantém o alerta da necessidade de evacuação das áreas de risco, conforme mapa de inundação divulgado pela Prefeitura (bit.ly/mapaderisco-pelotas ). Até o momento, mais de 560 pessoas já foram acolhidas pelos abrigos municipais.

Foto: Michel Corvello - Arquivo Ascom

De acordo com os estudos meteorológicos, a previsão é que a Lagoa dos Patos siga sob influência negativa dos ventos sudeste e leste, o que pode implicar na contenção das águas e no impedimento do deságue para o oceano. Tal fenômeno, aliado à elevação da maré, resulta ainda no impulsionamento das águas em direção ao continente, o que intensifica, ainda mais, a necessidade de evacuação imediata das áreas próximas à Lagoa.

No início da madrugada desta sexta-feira (10), regiões dos balneários Valverde e Santo Antônio começaram a registrar os primeiros sinais de inundação. Equipes das forças de segurança, do Exército Brasileiro e da Defesa Civil, atuam no resgate das populações atingidas.

Atualização

Conforme o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel), a partir da tarde desta sexta são esperados ventos com intensidade um pouco mais forte no sentido Leste/Nordeste. À noite, por volta das 22h, o vento se mantém de Leste mas com componente Sul (Leste/Sudeste). “Mesmo com intensidade fraca, é um vento que não ajuda”, disse ele na reunião geral desta manhã da equipe que atua na Sala de Situação instalada no quartel do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIMtz), no bairro Fragata. Conforme Repinaldo, a direção do vento Sudeste compromete o escoamento da água da Lagoa dos Patos em direção ao oceano.

Também é aguardado, de sexta a domingo, em torno de 35 milímetros de chuva em Pelotas. “É pouco, mas qualquer acumulado neste momento não é bem-vindo. A água não tem para onde escoar”, explicou. A preocupação, segundo o meteorologista, é em relação à chuva prevista para a Metade Norte do RS nos próximos três dias, que irá contribuir para as bacias do Lago Guaíba.  

Áreas em risco

O balneário Valverde, no Laranjal, está incluído como uma área de inundação, além da Colônia Z3, Pontal da Barra, Doquinhas e sob a ponte que liga Pelotas a Rio Grande, sobre o canal São Gonçalo. 

As pessoas que estiverem nestas áreas e que não têm para onde ir devem procurar os abrigos disponibilizados pela Prefeitura: escola Edmar Fetter, rua Cinco, 100 (Colína Verde, Laranjal), salão da paróquia João Paulo 2º (Z3), ginásio da antiga AABB (rua Alberto Rosa, 580, Centro), Esef (rua Luiz de Camões, 625, Três Vendas), Terezinha Futebol Clube (rua Santo Antônio, 86) e CAVG (avenida Ildefonso Simões Lopes, 2751).

Tags

Medição, Canal São Gonçalo, Elevação Contínua

Carregando 0%
Carregando 0%