
Capacitações fortalecem atuação da Guarda Municipal
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Pelotas, por meio do Departamento de Ensino, promoveu, no primeiro semestre de 2025, uma série de capacitações voltadas aos guardas municipais, abrangendo temas técnicos e sociais para qualificar o serviço prestado à comunidade. Ao todo, foram mais de 311 horas-aula, com mais de 370 participações de agentes em diferentes treinamentos e palestras.
Entre as ações, destacaram-se o estágio de qualificação profissional, que registrou 113 participações, e a palestra sobre saúde mental e segurança pública, que reuniu 118 participantes. Também foram realizadas atividades voltadas à prevenção e enfrentamento à violência doméstica, incluindo uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, com 106 participações, e um curso específico que capacitou 15 guardas para atuar na Patrulha Maria da Penha.
Outras iniciativas incluíram a atualização técnica de 11 agentes que atuam no Centro Integrado de Operações (CIOM) e a capacitação de outros 11 profissionais para a utilização da espingarda calibre 12 GA. Essa formação abrangeu manuseio, manutenção do armamento e utilização de munições de elastômero (borracha), fortalecendo a doutrina de uso de instrumentos de menor potencial ofensivo adotada pela Guarda Municipal no emprego desse equipamento.
Segundo o chefe do Departamento de Ensino da Guarda Municipal, Nelson Medeiros, as formações ampliam a qualidade do efetivo. “Essas capacitações tornam a corporação mais qualificada e preparada para oferecer um serviço cada vez melhor à comunidade”, destacou.