A praça de alimentação da Passarela do Carnaval 2026 fica localizada na Praça Tamandaré, entre as ruas Dona Mariana e Xavier Ferreira

Carnaval 2026 estreia com Praça de alimentação

A praça de alimentação da Passarela do Carnaval 2026 fica localizada na Praça Tamandaré, entre as ruas Dona Mariana e Xavier Ferreira

Por Lucia Ippolito 15-02-2026 | 19:33:37
Tags: Foodtrucks , Carnaval

 

Os trailers de comidas, conhecidos como foodtrucks, receberam um espaço exclusivo para as vendas na Passarela do Carnaval de Pelotas. É a primeira vez que um espaço é dedicado para a organização dos trailers. A praça de alimentação fica localizada na Praça Tamandaré, entre as ruas Dona Mariana e Xavier Ferreira. Este ano, conta com pontos de iluminação, amplo local de lazer e descanso. 

A iniciativa da Secretaria de Urbanismo de unificar um espaço para o ambiente de alimentação objetiva a organização, oferecendo tanto às pessoas que irão curtir o Carnaval quanto aos comerciantes, um lugar limpo, seguro e controlado. Além disso, os foodtrucks licenciados recebem a infraestrutura necessária para que seu empreendimento funcione, isto é, energia e iluminação.

O Carnaval contempla além dos comerciantes de foodtrucks, os ambulantes de gazebo, ou seja, aqueles que não contam com veículos. Estes estão localizados em diversos pontos do Porto ao redor da passarela. São cerca de 100 comerciantes que geram renda extra no período da festa mais popular do país, que, neste ano, acompanha o calendário oficial.

O secretário de Urbanismo, Otávio Peres, comenta sobre as novidades. 

“A organização deste ano promove o alívio de espaços de grandes locações. A praça de alimentação oferece também outras condições de comércio, como para o armazenamento dos alimentos, inclusive, observando requisitos da Vigilância Sanitária. Acreditamos que é um ponto-chave do sucesso do Carnaval, além da cultura, precisamos favorecer a questão econômica, são 100 empreendimentos de economia popular gerando renda”, destaca.

Há nove anos presente no Carnaval Pelotense, Leandro Silva, mais conhecido como Gago, carrega boas expectativas para seu empreendimento este ano no Carnaval. Localizado no Centro, o Gago Lanches é um comércio que há 44 anos vende alimentos rápidos como cachorros-quentes, baurus e churrasquinho.

Acompanhando o calendário nacional, os empreendimentos tendem a receber mais gente, segundo Silva.

 “Já no primeiro dia percebemos uma maior movimentação, estamos satisfeitos com isso. Acreditamos que esta mudança impactará nos resultados finais. As pessoas ficam mais disponíveis, com vontade de vir prestigiar o Carnaval”, diz.   
(Foto: Divulgação)

O estudante de Direito e carnavalesco, Felipe Santos, este ano, reabre o empreendimento herdado pela avó, com a proposta de fazer um dinheiro extra. Junto de sua mãe, ele comercializa alimentos rápidos. Para ele, a disposição da Praça de Alimentação foi importante. 

“Além da luz, disponibilizaram mesas para ajudar no nosso empreendimento. Esse ano, comprei a ideia da minha vó, temos uma grande expectativa para este Carnaval e queremos dar seguimento com nossas vendas”, comenta.
(Foto: Divulgação)
Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)