Carnaval de Pelotas registra público expressivo e baixa incidência de ocorrências
Atuação integrada da Guarda Municipal, agentes de trânsito e da Brigada Militar garantiu segurança durante os quatro dias de desfiles
O Carnaval de Pelotas 2026 contou com atuação reforçada das forças de segurança pública e registrou baixa incidência de ocorrências diante do grande público presente nos quatro dias de programação, realizados de 14 a 17 de fevereiro.
A estimativa de público foi de 15 mil pessoas no sábado (14), 10 mil no domingo (15), 15 mil na segunda-feira (16) e de 8 mil na terça-feira (17), totalizando quase 50 mil foliões ao longo do evento. Para garantir a tranquilidade do público, a Guarda Municipal atuou com efetivo de cerca de 30 guardas por noite, a Secretaria de Transporte e Trânsito com cerca de 40 agentes, enquanto a Brigada Militar dispôs de 80 policiais em cada dia de desfile.
No sábado, foram registradas duas ocorrências, envolvendo desacato e posse irregular de arma de fogo. No domingo, quando houve público estimado em 10 mil pessoas, foram contabilizadas quatro ocorrências: ameaça, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva e embriaguez ao volante. Já na segunda-feira, com novo pico de 15 mil foliões, foram registradas duas ocorrências, relacionadas à perturbação do sossego e apreensão de objeto. Na terça-feira, não houve registro de ocorrências.
De acordo com o secretário da SSP, Marcio Medeiros, o resultado demonstra que, mesmo com grande concentração de público, o evento transcorreu de forma organizada e com controle das situações pontuais registradas. “A atuação integrada entre Guarda Municipal, agentes de trânsito e Brigada Militar foi fundamental para a prevenção de conflitos, atendimento rápido às demandas e manutenção da ordem pública durante o Carnaval de Passarela 2026”, afirmou.