
Carnaval de rua de Pelotas prossegue no fim de semana com Blocos e Cordões
Mais de 25 mil pessoas já participaram dos desfiles carnavalescos de blocos e cordões em Pelotas, conforme estimativa da Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas. Neste fim de semana a folia continua. No sábado (17), às 14h no Centro, na rua Cassiano entre Andrade Neves e Quinze de Novembro, a Confraria do Samba, dá início à festa às 19h, seguida do Bloco Fantasmão do Fragata, com apresentação na avenida Duque de Caxias entre Tenente Lira e Pinheiro Machado. No domingo, dia 18, o Bloco do Mapa, a partir das 12h, agita a rua Quinze de Novembro. E o Bairro Fragata, a partir das 14h, recebe o Bloco Arrastão da Jamaica nas ruas Cristóvão Colombo e Vidal de Negreiros.

Confraria do Samba, Fantasmão do Fragata, Bloco do Mapa e Arrastão da Jamaica movimentam o Centro e o Bairro Fragata sábado e domingo. Foto: Rodrigo Chagas
No início de fevereiro, nos dias 3 e 4, a folia foi por conta dos Blocos Praieiro no Laranjal, Sereno no Areal e Loucas da Cohab no Fragata. No feriado de Carnaval, a festa lotou o centro da cidade, no espaço cultural Gilberto Gomes com o Cordão do Ponto Chic e Amigos da Mesa7. No Quadrado, a animação foi da Batucantada e o Centro Histórico e entorno da Praça Coronel Pedro Osório, o Tira Corda do meu Bloco, o Bonde da Várzea e Ursal. No Balneário dos Prazeres com o Jacaré da Lagoa, e na região do Porto a Língua Maldita. “A festa coloriu e ilustrou do Centro à periferia da cidade, com alegria, bom humor e criatividade”, ressaltou a presidente da Liga, Jaqueline Santos. Para este fim de semana, ressalta ela, caso ocorra chuva, as apresentações serão transferidas, e os diretores dos Blocos avisarão à comunidade, da realização ou não do desfile, através das redes sociais.
Os foliões têm papel importante também na organização do evento, ressalta Jaqueline, solicitando que não levem bebidas e alimentos em embalagens de vidro compre suas bebidas e alimentos nas barracas dos blocos ou com os ambulantes cadastrados, e descartem seu lixo nos coletores apropriados.
A Prefeitura é parceira da Liga de Blocos e Cordões na organização dos eventos, por meio das secretarias de Cultura (Secult), de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), de Transporte e Trânsito (STT), de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), da Guarda Municipal (GM) e da Secretaria de Saúde (SMS) por meio da Vigilância Sanitária (Visa).
Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens