ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Cartão SUS pode ser feito nas UBSs

Documento é importante para facilitar o acesso aos serviços de saúde da rede pública, assim como para vacinação contra a Covid-19

26-03-2021 | 15:14:58

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, um dos documentos solicitados, preferencialmente, é o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS. Mas, nem todas as pessoas têm o documento. Por isso, a Prefeitura de Pelotas informa que é possível providenciá-lo em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município. A inscrição no sistema nacional de identificação dos usuários do SUS facilita o acesso aos serviços públicos de saúde, principalmente, em um momento como o atual - durante a pandemia.

A confecção ou atualização do Cartão SUS é feita nas UBSs desde outubro do ano passado, conforme explica a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O documento permite que o cidadão seja atendido:

* nas UBS;

 * Unidade de Pronto Atendimento (UPA); 

* Pronto Socorro de Pelotas (PSP); 

* Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais); 

 *Centro Covid; e, 

* consultórios médicos, laboratórios, clínicas e hospitais conveniados ao SUS. 

"O Cartão SUS sempre irá facilitar o acesso do paciente, além de reunir as informações de todos os atendimentos. O número do Cartão acompanha todos os registros do titular dentro do sistema do Ministério da Saúde. É como se fosse um documento de identidade. É fundamental que as pessoas tenham o seu Cartão SUS", explica a secretária de Saúde, Roberta Paganini.
Cartão SUS garante acesso aos serviços públicos de saúde - Foto: Michel Corvelo

O que precisa para fazer o cartão

  • Comprovante de residência atualizado no nome do titular ou declaração de residência no local 
  • Documento de identidade 
  • CPF 
  • Telefone de contato
  • Endereço de e-mail, preferencialmente

A população pode se dirigir à UBS mais próxima do local onde mora, sempre no turno da tarde, respeitando o horário de funcionamento das Unidades – Confira aqui o endereço e telefone de contato da UBS. 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, Cartão SUS, prefeitura, Pelotas, sistema, identificação, pandemia, usuário, serviço

Carregando 0%
Carregando 0%