ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Centro Covid deixará de atender o público infantil

Crianças em situação de urgência e emergência, inclusive as que apresentarem síndromes gripais voltarão a ser atendidas no Pronto Socorro

Por Marina Amaral 28-11-2021 | 11:34:10

A partir desta quarta-feira (1º/12), o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) deixará de atender o público infantil. Assim, crianças em situação de urgência e emergência, ou aquelas que apresentarem sintomas gripais de níveis graves a moderados, serão atendidas no Pronto Socorro (PS) de Pelotas. 

A medida faz parte da reorganização da rede de saúde no município. O Centro Covid, dessa forma, passará a atender apenas pacientes adultos, considerados casos mais graves com sintomas gripais como tosse, dor de garganta, febre há mais de 48h, oximetria abaixo de 93%, esforço respiratório, cianose - cor azulada ou acinzentada na pele, unhas, lábios ou ao redor dos olhos. O local funciona diariamente, durante 24h, na avenida Bento Gonçalves, 4590.

De acordo com a diretora do Pronto Socorro, Odineia Farias da Rosa, a reestruturação será feita seguindo todas as medidas de precaução e barreira, pertinentes ao atendimento pediátrico. É importante ressaltar que o PS atende apenas patologias de urgência e emergência, com risco de vida. O funcionamento é 24h, todos os dias, na rua Barão de Santa Tecla, 834. 

Público infantil em situação de urgência e emergência ou com sintomas gripais graves a moderados devem procurar o Pronto Socorro - Foto: Arquivo/Ascom

Para adultos e crianças que precisem de consultas de rotina, os locais adequados são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção das Unidades Sentinelas, UBS CSU Cruzeiro, Pam Fragata e Salgado Filho, que devem ser procuradas por adultos e crianças com sintomas gripais leves.

Já para casos mais agravados, mas que não são situações de urgência e emergência e nem sintomas gripais, as crianças e os adultos devem ser levadas à Ubai Navegantes (de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábados, das 8h às 18h, na rua Dona Darci Vargas, 212) e, também, na Upa Areal (na avenida Ferreira Viana, 2231, todos os dias, durante 24h).

Tags

centro covid, pronto socorro, público infantil, criaças

Carregando 0%
Carregando 0%