Serviço passa a funcionar na rua Três de Maio, junto à SAS
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-01-2025 | 09:14:03
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Claudia Pinho Hartleben (Cram) mudou de endereço. A partir desta quarta-feira (15), o atendimento será no prédio onde funcionava o Centro Pop, à rua Três de Maio, 1070, entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro, das 8h às 14h.
O Cram presta atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência, pautado na Lei Maria da Penha, e promove ações afirmativas que as ajudem a sair do ciclo da violência, no resgate da autoestima e da sua autonomia, a buscar implementar mecanismos de proteção e a superar o impacto da violência sofrida.
As mulheres chegam ao Centro espontaneamente, por encaminhamento de alguma das instituições da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e pela busca ativa, por meio dos boletins de ocorrência registrados na Delegacia de Atendimento à Mulher e na Delegacia de Pronto Atendimento. Nem toda a busca gera um acompanhamento, mas essa é uma forma de que as mulheres se sintam acolhidas e sejam informadas sobre os serviços de apoio.
No Centro, as psicólogas e assistente sociais da equipe ajudam a traçar planos para que a mulher saia do ciclo de violência e reconstrua sua cidadania. Também a ajudam com ações como encaminhamento de documentos, Cadastro Único, Bolsa Família, atendimento para os filhos, fortalecimento dos vínculos com a família para que a apoie e, caso ainda haja relação com o agressor, encaminham atendimento para ele, também. Ou, seja, atendimento em rede para toda a família, independente da estrutura familiar ou classe social.