Município prepara o setor com certificações e protocolos específicos para cada atividade
Por Tatiana de la Torre 14-06-2021 | 15:26:20
Pelotas conta com 53 empreendimentos chancelados pelo Selo Nacional de Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Criado para que as pessoas tenham segurança nas atividades de lazer durante a pandemia, a certificação identifica locais que cumprem os protocolos específicos para Covid-19. Prefeitura está orientando empresários na adequação de protocolos para a conquista da certificação.
Sete hotéis e sete restaurantes do município já atuam com o Selo, além de 35 empresas de turismo e quatro de eventos. Para receber a certificação criada pelo Ministério do Turismo (MTur), estabelecimentos e guias de turismo precisam estar inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar o cumprimento de protocolos de higiene e segurança, que são específicos para cada tipo de atividade.
O Rio Grande do Sul ocupa a quarta posição entre os Estados brasileiros em número de estabelecimentos cadastrados. É possível verificar os empreendimentos certificados com o Selo do Mtur pelo site do Ministério.
Uma iniciativa regional para elevar a segurança nas atividades turísticas é o Selo Costa Doce, elaborado pelos municípios da região em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 50 selos já foram emitidos nos 20 municípios integrantes.
Os protocolos exigidos distinguem-se de acordo com as áreas: turismo rural; lazer e entretenimento, alimentos e bebidas; hospedagem.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, que atualmente é o coordenador geral da Região Turística da Costa Doce Gaúcha, explicou que para obter o Selo Costa Doce, além de o empreendimento ter que cumprir os critérios estabelecidos na área de atuação, é necessário que os responsáveis participem de uma capacitação que aborda boas práticas para proporcionar, ao mesmo tempo, uma experiência agradável e segura ao visitante.
Após a emissão do Selo Costa Doce, o empreendimento passa por vistorias periódicas de normatização dos protocolos de biossegurança, que irão garantir ou não a permanência do certificado. “É importante que o próprio público consumidor também fiscalize o cumprimento dos protocolos de segurança nos estabelecimentos que visitam”, destaca Bazanella.
Para realizar a capacitação on-line, é necessário acessar o link, responder o questionário e aguardar o contato da comissão organizadora. Mais informações sobre o Selo Costa Doce podem ser obtidas na Secretaria pelo telefone (53) 3225.7755 ou pelo endereço de e-mail: selocostadoce@gmail.com.