Centenas de alunos da rede municipal visitarão 23 prédios de Pelotas
16-08-2018 | 18:10:51
Esta sexta-feira (17) será de integração, conhecimento e visitação para centenas de estudantes da rede municipal de ensino durante o Circuito Pedagógico, projeto que integra o Dia do Patrimônio. Desde a manhã, 23 prédios componentes do conjunto arquitetônico de Pelotas – reconhecido, neste ano, como patrimônio material brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – estarão abertos para receber alunos de 20 Escolas de Ensino Fundamental de Ensino (Emefs) do município.
As escolas, inscritas previamente no Circuito, serão recebidas por agentes do Patrimônio capacitados para guiar as turmas visitantes, contar histórias relacionadas a cada espaço e responder perguntas dos estudantes. Os grupos serão recebidos pela manhã, às 9h e às 10h e, à tarde, às 14h e às 15h, com o intuito de viabilizar, com pontualidade, o horário de retorno dos alunos às Emefs, informa a Secretaria de Cultura (Secult).
Após, o Mercado Central concluirá o trajeto realizado pelos visitantes. No local, está instalado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que disponibiliza o aplicativo “Pelotas Tem” - ferramenta que reúne cerca de 45 mil informações sobre Pelotas, com notícias, vídeos, roteiros e telefones úteis à população.
Cada escola terá, em média, 45 minutos para visitar cada um dos três prédios previstos para a instituição; é proibido o consumo de alimentos e bebidas dentro dos espaços.
Com o objetivo de perpetuar o assunto nas escolas, a Secult sugere que todas os educandários envolvidos no Circuito Pedagógico abordem a temática dentro das salas de aulas e realizem atividades posteriores ao Dia do Patrimônio. Fotos, trabalhos e/ou pesquisas relativas ao assunto devem ser encaminhadas à Secretaria até dia 17 de setembro.
Para embasar as ações, a Secult enviou uma série de vídeos às escolas, entre eles quatro produções em animação, feitos pela Prefeitura, que contam alguns dos principais fatos e curiosidades da história do Município.