ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discute situação em Pelotas

Grupo analisa a manutenção do lockdown nos fins de semana

06-04-2021 | 08:57:09

A prefeita Paula Mascarenhas realizou, na segunda-feira (5), um encontro virtual com os integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Coronovírus. Além de analisar a atual situação da pandemia em Pelotas, o grupo avaliou a possibilidade da manutenção do fechamento das atividades no fim de semana. A ampliação da vacinação contra a Covid-19 também esteve em pauta.

Paula abriu a reunião destacando os números de óbitos registrados nos últimos dias, além de explicar o encerramento da investigação de 47 mortes, feita pelas vigilâncias epidemiológicas municipal e estadual. Segundo ela, o momento é preocupante e, por isso, sugeriu que o grupo analise a manutenção do fechamento das atividades nos próximos fins de semana, enquanto o modelo de Distanciamento Controlado mantiver a bandeira preta para todo o Estado.

"A situação ainda é preocupante; os casos estão muito graves e atingindo cada vez mais pessoas jovens. Mesmo ampliando o número de pessoas imunizadas, precisamos enfrentar esse momento que é muito grave", disse a prefeita. 

Ela propôs que o Comitê decida, nos próximos dias, pela continuidade ou não do lockdown.

Protocolo de bloqueio das atividades não essenciais é respaldado por epidemiologistas da UFPel Foto: Michel Corvello

A secretária de Saúde, Roberta Paganini, também informou ao grupo que a situação nos hospitais ainda é delicada, com fila de espera por vagas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), o que seria mais um motivo para continuar com a estratégia de fechamento do comércio e encerramento das atividades não essenciais aos sábados e domingos.

Os epidemiologistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrantes do Comitê, respaldaram a sugestão da prefeita ao acreditarem que a classificação estadual será mantida por mais um tempo, já que não há ainda estimativa para a redução de casos, ou seja, para a passagem da atual onda de contágio vivida pela cidade. 

Ampliação da vacinação

Entre elogios e reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura para imunizar, até agora – conforme registro do Monitoramento da Imunização Covid-19/RS –, 44.902 pessoas, a chefe do Executivo destacou a importância de ampliar a vacinação nos próximos dias. Ela lembrou a necessidade da parada do último fim de semana para que os voluntários pudessem descansar.

"Estou muito orgulhosa do trabalho no drive-thru, que envolve muitas pessoas, muitos voluntários. E eles precisam da contrapartida do descanso, por isso tivemos de parar no fim de semana. Mas, agora, o Exército veio para ajudar a fim de que não se pare mais. Realizar, simultaneamente, o drive e a vacinação nas escolas aumenta em 50% o número de imunizados por dia", explicou Paula, ao reiterar que o processo só será interrompido se não houver uma nova remessa de vacinas.

Extensão do horário para comércio de alimentos

A possibilidade de estender o horário de funcionamento de estabelecimentos, como bares e restaurantes, até as 22h – atualmente com fechamento determinado por decreto estadual às 20h – foi discutida. 

A prefeita disse que entende a situação e que o Município está monitorando, além do impacto sanitário, o econômico e os efeitos da pandemia em todos os setores.

"Nossa ideia é continuar tendo bom senso, maturidade, para enfrentar tudo isso com equilíbrio. O Município não pode ser mais flexível do que o Estado, mas talvez o governo volte a discutir essa questão nos próximos dias. Nós iremos acompanhar, como temos feito até agora", concluiu.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

saúde, lockdown, comitê de enfrentamento, análise, pandemia, pelotas, prefeita, vacinação, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%