ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Fazenda

Confira como emitir o carnê do IPTU 2022 em nove etapas

Pagamento em parcela única garante 12% de desconto. Para aproveitar da redução, a quitação deve ser feita até o dia 20 de dezembro

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 17-11-2021 | 13:17:46

Para garantir o desconto de 12% no valor do IPTU 2022, os proprietários de imóveis em Pelotas devem fazer o pagamento antecipado, em parcela única, até o dia 20 de dezembro. Para quem optar pelo parcelamento sem desconto, a primeira das dez parcelas vence no dia 10 de janeiro. 

Caso o proprietário não receba o carnê dentro do prazo, poderá encontrá-lo na página da Prefeitura com o número de inscrição do imóvel, que pode ser conferido em carnês de anos anteriores. Precisa de uma ajudinha? Segue o passo a passo abaixo:

1. Acesse o site da Prefeitura

2. Digite a Inscrição Municipal do Imóvel (que pode ser encontrada em carnês de anos anteriores) e os caracteres da imagem gerada, depois clique em “Pesquisar”.

3. A página vai mostrar o nome do proprietário e o endereço do imóvel, e logo abaixo terá a informação referente ao IPTU 2022.

4. Para emitir COTA ÚNICA, com 12% de desconto, para pagamento até o dia 20/12/2021, clique na caixa de seleção e depois em “Guia à vista da parcela selecionada”.

5. Clique em gerar guia.

6. Certifique-se que os pop-ups estejam liberados em seu navegador. Uma tela de confirmação se abrirá e basta clicar em “SIM”.

7. A guia será salva no computador e ficará disponível na barra inferior do seu navegador.

8. Para gerar o carnê do IPTU parcelado, basta selecionar todas as parcelas e depois clicar em “Gerar o carnê das parcelas selecionadas”.

9. O arquivo com o carnê será salvo no computador e ficará disponível na barra inferior do seu navegador.

Caso o contribuinte não tenha acesso à internet ou encontre alguma dificuldade, pode ir até a Secretaria da Fazenda (SMF), na rua Santos Dumont, 149, e solicitar o carnê, que será impresso na hora. 

O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa ou Banrisul. Correntistas do Banco do Brasil têm a opção de acessar o débito diretamente em suas contas, sem a necessidade de ter o carnê em mãos, basta entrar na aba 'pagamento' e seguir em 'sem código de barras' e 'lista de débitos', o que deve facilitar para o usuário e dar mais agilidade ao serviço.

Tags

iptu, parcela única, parcelamento, desconto

Carregando 0%