Debate foi realizado pelas palestrantes Moema Gramacho, Teresa Lamarino e Romina Bulfarini

Connex apresenta focos de prevenção na violência contra a mulher

Debate foi realizado pelas palestrantes Moema Gramacho, Teresa Lamarino e Romina Bulfarini
Por João Pedro Macedo 15-03-2024 | 15:52:35
Tags: Connex, Violência contra mulheres

As estratégias e desafios no enfrentamento da violência contra mulheres foi o tema central da palestra realizada no Clube Caixeiral, nesta quinta-feira (14), pelo segundo dia do Connex Pelotas. O evento contou com as atrações Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas na Bahia, Teresa Lamarino, especialista em violência de gênero da ONU Mulheres no Brasil, e Romina Bulfarini, professora universitária atuante no Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (Dove) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Debate foi realizado pelas palestrantes Moema Gramacho, Teresa Lamarino e Romina Bulfarini. Fotos: Nauro Jr./FNP

Durante a apresentação, Romina Bulfarini apresentou sua pesquisa que relaciona a violência contra a mulher com os maus-tratos às crianças. Conforme a pesquisadora, a análise evidenciou que a ocorrência simultânea dos casos ocorre em uma frequência duas vezes maior que a esperada.

“Estes dois problemas, que envolvem direitos humanos e segurança pública, são tratados de forma diferente a depender da denúncia, porém em um determinado ponto, há uma convergência das duas violências”, afirmou Bulfarini.

Dentre os fatores listados na pesquisa que podem influenciar a violência contra a mulher ou os maus-tratos contra as crianças destacam-se o alto nível de violência no bairro, a maternidade precoce, ausência de pai biológico no lar, comportamento antissocial paterno, alto nível de críticas no relacionamento e a depressão materna. A identificação destes catalisadores serve como uma forma de mapeamento para possíveis estratégias de prevenção.

As palestrantes finalizaram a discussão reafirmando a necessidade de uma coordenação integrada entre os poderes de segurança, jurídicos e acadêmicos, na busca por facilitar o processo de denúncia, além de ressaltar a responsabilidade social a respeito da violência contra a mulher.

Quem faz o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas