Metodologias e estratégias para prevenir comportamentos violentos desde a infância foram o tema principal

Connex apresenta Painel de Prevenção Social

Metodologias e estratégias para prevenir comportamentos violentos desde a infância foram o tema principal
Por Carol Quincozes 13-03-2024 | 21:10:08
Tags: connex, painel, prevenção

Entre os temas tratados no Connex - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, no primeiro dia de evento esteve a prevenção social da violência. 

Palestrantes falaram sobre violência, prevenção e políticas públicas - Foto: Janine Tomberg

No início da tarde desta quarta-feira (13), três palestras foram apresentadas no painel sobre o assunto. 

Os debates trataram de questões relacionadas a violência entre crianças e adolescentes, prevenção de doenças e políticas para a juventude. A primeira palestra foi realizada por Adriano Henrique Caetano Costa, consultor do programa Geração Consciente, da Secretaria de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul.

Para Costa, é importante discutir questões de violência e saúde mental de forma conjunta, pois ambas estão relacionadas e, também, são alguns dos temas que mais aparecem nas conversas com os participantes. “O objetivo do Geração Consciente é promover a saúde mental de jovens, através de assuntos que permeiam as suas experiências, como violência, prevenção à doenças como HIV e AIDS, saúde mental e perspectivas de futuro. A ideia é entender quais os desafios enfrentados pelos adolescentes”, afirmou. 

A segunda apresentação foi feita pela idealizadora da startup Educadamente, Nanda Tavares. O projeto visa auxiliar crianças na prática de lidarem com momentos estressantes ou desagradáveis, promovendo práticas de educação socioemocional, através de ferramentas de atenção plena.

A última exposição teve como temática o projeto Serenas, organização dedicada a prevenir violências contra meninas e mulheres no Brasil. Conforme a co-fundadora e chefe executiva do Serenas, a organização atua a partir do diálogo com crianças e adolescentes sobre violência social e doméstica e capacitação dos agentes públicos.

Quem apoia o Connex

O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.

Notícias Relacionadas