
Connex debate importância do planejamento urbano na segurança pública
Na tarde de quinta-feira (14), o planejamento urbano, enquanto ferramenta de manutenção da segurança pública, foi pauta do Connex - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências. O painel realizado na Faculdade Senac, reuniu o doutor em sociologia e professor da Uniritter, Marcos Rolim, e o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Henrique Boiko.
Debate promoveu ideias sustentáveis de infraestruturas urbanas que ampliam a sensação de segurança das cidades. Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a atividade e cumprimentou os painelistas pelo conteúdo apresentado. A partir de exemplos internacionais, foram debatidos aspectos construtivos do planejamento urbano de cidades, que podem ser cruciais para assegurar a manutenção da segurança pública em cidades de médio e grande porte.
Dentre os exemplos citados de intervenções urbanas, que podem contribuir ou dificultar para a ampliação da sensação de segurança, foram frisados os seguintes aspectos: podas corretas e manejo arbóreo adequado de praças e parques, utilização de gradeamento ao invés de muros, investimento massivo em iluminação pública de qualidade e o rompimento com a ideia de construção de abrigos de ônibus em alvenaria, sendo os mesmos substituídos por vidro ou material transparente, o que amplia a sensação de segurança por meio da visualização ampla e natural do espaço.
A atividade, que foi moderada pelo coordenador regional da Defesa Civil Estadual, coronel Márcio André Facin, abordou ainda a importância dos municípios investirem na pauta da segurança pública. De acordo com os dados apresentados durante a palestra do professor Marcos Rolim, apenas 9,5% dos municípios gaúchos contam com secretarias de segurança pública, sendo Pelotas, uma das únicas cidades do Estado com ações efetivas e planos de atuação integrada no âmbito da segurança.
Quem apoia o Connex
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.