Connex discute alternativas de combate ao crime organizado
No início da tarde desta quarta-feira (13), o enfrentamento ao crime organizado foi pauta das atividades promovidas pelo Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências. A palestra do secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, apresentou as diretrizes do crime organizado no Rio Grande do Sul e apontou possíveis caminhos para a solução do problema.
Como principais ações de combate às atividades criminosas organizadas, o gestor defendeu um aprimoramento do sistema prisional, considerando o isolamento de lideranças faccionadas, ações ostensivas de enfraquecimento das organizações e investimento em efetivos maiores e tecnologias.
Caron destacou ainda a importância de investir em ações táticas das forças de segurança, porém sem abandono das políticas públicas assistenciais. O gestor utilizou Pelotas como um exemplo prático dos bons resultados que podem ser alcançados a partir dessa forma de trabalho.
“O município de Pelotas é hoje um grande exemplo para o Brasil do que uma cidade pode fazer para reduzir a criminalidade. Em conjunto das ações policiais, é preciso que se realize um trabalho social, de retirada das pessoas da situação de vulnerabilidade, impedindo, assim, a inserção dessas pessoas no mundo crime, trabalho que já vem sendo realizado aqui em Pelotas”, afirmou Caron.
Durante a palestra também foi destacada a importância do Ministério Público e do Poder Judiciário, ambos como parceiros na manutenção jurídica e legal de dispositivos que auxiliem a redução e o combate do crime organizado. Por fim, Caron parabenizou Pelotas pela realização do Connex e frisou a importância de eventos que fomentem o debate referente à segurança pública.
“É preciso aqui parabenizar a Prefeitura de Pelotas por esse grande evento. Nós da segurança, passamos tanto tempo envolvidos apagando incêndios, que muitas vezes não temos oportunidade de debater e discutir soluções. Esse evento é a ocasião perfeita de sentarmos todos juntos, pois todos nós temos algo a contribuir na construção de um Rio Grande, e de um Brasil, cada vez mais seguro”, finalizou.
O Connex segue com programação de palestras, painéis e atividades integrativas ao longo desta quarta-feira (13). O cronograma completo de atividades pode ser acessado no link www.connexpelotas.com.br.
Quem apoia o Connex
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.