ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Connex Pelotas tem programação definida

Evento internacional, que irá conectar experiências e boas práticas na segurança pública e prevenção às violências, ocorrerá entre os dias 13 e 15 de março

Por Ascom 21-02-2024 | 17:33:03

O Connex 2024, evento internacional que irá conectar experiências e boas práticas na segurança pública e prevenção às violências, já tem a programação definida. O encontro ocorrerá no Centro Histórico de Pelotas, de 13 a 15 de março, e reunirá agentes e gestores públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino, empresas e a sociedade. 

Promovido pela Prefeitura de Pelotas e pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o Connex contará com a presença de especialistas, gestores públicos, representantes de organizações sociais e autoridades. Destaque para o ex-vice-presidente da Colômbia, Oscar Naranjo, que esteve na linha de frente no processo de pacificação do país latino-americano. Também já confirmou presença o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida. 

As atividades serão realizadas, simultaneamente, no Theatro Guarany, no Clube Caixeiral e na Faculdade Senac, além do Pelotas Parque Tecnológico. O Connex está estruturado em três eixos principais - prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. Painéis e debates abordarão temas como tecnologia, educação em direitos humanos, moradias dignas como prevenção, administração penal, cidade para crianças, gestão para resultados e violências de gênero, escolar e racial.

Destaques da programação 

 A programação começa na manhã do dia 13, a partir das 8h, com o credenciamento dos participantes. A primeira conferência terá como tema Panorama da Violência no Brasil, seguida da palestra do embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, no Clube Caixeiral. As oficinas, rodas de conversa, painéis e palestras ao estilo TED seguem durante o dia. Na mesma data, está prevista a primeira reunião da cúpula da Segurança do Rio Grande do Sul fora de Porto Alegre. O encontro do alto comando do programa RS Seguro será no Pelotas Parque Tecnológico. A abertura oficial do evento está marcada para as 19h, no Theatro Guarany, culminando, logo depois, com a conferência Cidades Resilientes - A Experiência Colombiana. O governador Eduardo Leite já confirmou presença na abertura. 

O segundo dia do Connex será marcado pelas boas práticas dos municípios, tanto do Brasil quanto de cases de cidades latino-americanas. Durante todo o dia, seguem as atividades paralelas, com temas como violência contra mulher, desenvolvimento econômico contra a violência, gestão das informações, os municípios e as políticas penais, entre outros. No último dia, o ministro Sílvio Almeida ministrará a palestra no Theatro Guarany. As atividades simultâneas seguem até o fim da manhã. 

Reflexões sobre o futuro das cidades

Durante o Connex, será realizada a quarta edição do Reflexões sobre o Futuro das Cidades. O evento é resultado da demanda de prefeitas e prefeitos por mais oportunidades para discutir, com profundidade técnica, assuntos que estão na pauta prioritária dos municípios. As três primeiras edições ocorreram em João Pessoa/PB, Niterói/RJ e Campinas/SP, respectivamente em junho, julho e agosto de 2023. 

Veja a programação completa

Participações confirmadas

Ex-vice-presidente da Colômbia, Oscar Naranjo

Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida

Secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron

Secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana

Consultora do Banco Mundial, Flávia Carbonari

Empreendedor social Rodrigo Sabiah

Ex-prefeito de Palmira, na Colômbia, Oscar Escobar

Presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo

Diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke

Presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro.

Diretor executivo da Corporación Oficina de Resiliência de Medellin, Santiago Uribe

Diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo

Cofundadora e Diretora Executiva da Serenas, Amanda Sadalla

Secretário executivo do programa RS Seguro, Antônio Padilha

Professor e pesquisador Joseph Murray

Desembargador do TJRS, Leoberto Brancher

Conheça todos os palestrantes no site connexpelotas.com.br

Inscrições

Com previsão de reunir cerca de mil participantes, o evento será aberto ao público mediante inscrição on-line e gratuita pelo site connexpelotas.com.br. Para a inscrição, agentes públicos, imprensa e comunidade em geral devem portar o CPF, um e-mail e o telefone de contato.

Quem apoia o Connex 

O Connex é uma realização da Prefeitura de Pelotas e da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitas. Conta com o patrocínio do governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Itaú, Banrisul e BRDE. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia, da Peace in Our Cities, da Fundação Bernard Van Leer, do Sebrae, da UniSenac campus Pelotas, da Famurs, da Vetorial Internet e da Coalização Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes.

Carregando 0%
Carregando 0%