Aprofundamento da pavimentação é resultado de erosão junto à rede de esgoto cloacal, com risco de desabamento. Maquinário e equipe do Sanep atuam no local
Por Tânia Magalhães 03-02-2025 | 11:43:57
O Município trabalha, desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (3), no conserto de trecho de rede de esgoto cloacal no cruzamento das ruas Marechal Floriano e Barão de Santa, onde a erosão provocou o aprofundamento gradativo da pavimentação – processo popularmente conhecido como chupão -, apresentando riscos de desabamento. Equipe e maquinário do Sanep desenvolvem as atividades com celeridade, para que o trânsito, com interrupção total enquanto durarem as obras, retome a normalidade.
Até o final da manhã, o Sanep ainda não tinha condições de prever quando as obras serão concluídas. “O trabalho é complexo e exige cuidados especiais de segurança. Por isso, ainda não há previsão para o término, mas vamos fazer todo o empenho para finalizar no menor tempo possível”, informou o diretor-presidente da autarquia, Ellemar Wojahn.
As obras iniciaram-se pela escavação com escavadeira hidráulica. O trabalho é monitorado pela equipe porque, pelo local, passam redes de água e telefonia. O ponto onde se localiza a tubulação de esgoto, com erosão no entorno da estrutura, é bastante profundo.
Devido à profundidade da rede, trabalhadores deverão usar escudo de proteção, além do EPI convencional, que inclui capacetes, botas, luvas e, em alguns casos, máscaras. O maquinário em atividade na obra, além da escavadeira hidráulica, é integrado por uma caçamba e caminhão hidrojato.
Após a interrupção do trânsito e início das obras, a Secretaria de Transporte e Trânsito, mediante observação, ajustou as alterações, anteriormente divulgadas, de mudança de pontos de embarque e desembarque de usuários do transporte coletivo.
Alguns locais de embarque foram mantidos, para preservar a comodidade dos passageiros. Somente as linhas Interbairros e Guabiroba foram deslocadas para a parada da Marechal Deodoro (loja Hercílio), com pontos devidamente identificados com placas e orientação de fiscais.
O embarque das linhas Porto e Padre Réus não precisou de alteração.
Linhas Capão do Leão permanecem na rua Sete de Setembro, entre Barão de Santa Tecla e Marechal Dedoro, na lateral da Escola Santa Mônica.