Coordenadora do PIM entrega Plano Estadual à secretária de Governo
Na tarde desta quinta-feira (6), no Paço Municipal, a coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Pelotas, enfermeira Vanessa Pedroso, fez a entrega do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi) do Estado do Rio Grande do Sul à secretária de Governo, Miriam Marroni. Embora o PIM, uma iniciativa do governo estadual para garantir os direitos e o pleno desenvolvimento de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, exista há 20 anos, o Pepi, elaborado com a participação de diversos órgãos e da sociedade civil para orientar políticas públicas de saúde, educação, nutrição e proteção, deve vigorar de 2025 a 2035.
Fotos: Ricardo Bandar/Secom
Miriam e Vanessa conversaram sobre desafios enfrentados pelo Programa que busca desenvolver as habilidades da criança com o acompanhamento da família, e possíveis alternativas para enfrentá-los.
O PIM de Pelotas conta com 80 visitadores e oito supervisores para dar assistência a 1.280 famílias ao mês. Cada visitador - bolsitas das áreas da Saúde, Educação e Serviço Social - recebe uma formação de 60 horas e acompanha 20 famílias por semana. A bolsa é de um ano, mas pode ser prorrogada por mais um. A Lei Municipal nº 5.195/2005 rege o PIM no município.
O PIM Pelotas completará 20 anos em março de 2026. O credenciamento do município para se integrar ao programa estadual ocorreu na primeira gestão do Prefeito Marroni, em 2004.
Notícias Relacionadas
Doce Verão 2026 tem atrações gratuitas na Praia do Laranjal
Pelotas é duplamente premiada no Prêmio CAU/RS 2025 com o programa “Moradia Segura para Mulher em Medida Protetiva”
Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego
Mutirão de regularização da Guabiroba termina com 348 atendimentos