ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Covid-19: vacinados precisam manter os cuidados contra o coronavírus

Infectologistas alertam para a manutenção dos cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus

14-02-2021 | 11:44:35

Desde o dia 20 de janeiro, Pelotas vacina contra a Covid-19. A imunização trouxe com ela a esperança de um retorno lento e gradual à rotina vivida até o início de 2020 - quando foi confirmado o primeiro caso positivo na cidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a vacina, sozinha, não garante a proteção total contra o coronavírus. Os cuidados, como o uso da máscara, o distanciamento controlado e a higiene das mãos são essenciais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para conter a pandemia.

A orientação da OMS é seguida à risca pela enfermeira, Daniela Marcant, que trabalha na UBS Vila Nova, em Pelotas. Mesmo depois de ser vacinada no dia 21 de janeiro, por fazer parte do grupo de profissionais de saúde, não descuidou dos protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

"Uso máscara, passo álcool gel e lavo as mãos várias vezes ao dia, assim como higienizo os alimentos e as compras do supermercado. Só saio para trabalhar e quando há necessidade", relata ao afirmar que manteve os cuidados por saber que a vacina é experimental e para proteger a família.

Por que manter os cuidados?

A decisão da enfermeira Daniela em manter os cuidados preventivos ao coronavírus é a mais correta, segundo os especialistas. A infectologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenadora do grupo que participou dos testes da vacina CoronaVac na cidade, Danise Senna, afirma que a vacina é uma importante medida de prevenção, mas não é a única e, por isso, não deve ser usada de forma individual, deve ser associada às outras medidas de proteção como distanciamento social, uso de máscara, higiene das mãos - com água e sabão ou álcool gel. 

"As vacinas têm como objetivo, principalmente as vacinas disponíveis no Brasil, de evitar a doença (Covid-19) e não a infecção pelo coronavírus. Mesmo você tendo feito a vacina, você pode ainda ter Covid, assintomático ou com sintomas leves. Se você contrair o vírus, mesmo vacinado, você pode transmiti-lo", explica a médica.

A infectologista ainda destaca que as vacinas protegem contra casos graves e internação. Ela salienta que mesmo com a segunda dose da imunização, as medidas de precaução ao coronavírus devem ser mantidas.

Orientação

Mesmo com quase 10 mil doses de vacinas aplicadas, conforme registro no sistema de controle da imunização feito pelo Estado, a Prefeitura tem orientado aos vacinados a manterem os cuidados, principalmente o uso da máscara, o distanciamento controlado e a higienização das mãos.

"As pessoas vacinadas devem manter todas as medidas de prevenção ao coronavírus, principalmente para evitar o aumento no número de casos e, consequentemente, as hospitalizações", frisa a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini.

O uso da máscara é obrigatório, assim como é proibida a aglomeração, conforme a Lei Municipal n° 6.819, de 3 de julho de 2020

Tags

coronavírus, cuidados, orientações

Carregando 0%
Carregando 0%