ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Crianças poderão ser vacinadas sem agendamento prévio

Vacinação infantil será liberada, a partir do dia 25, para todas as crianças de 5 a 11 anos, sem a necessidade de marcação de data e horário para aplicações

Por Marina Amaral 18-03-2022 | 13:34:43

A partir da próxima sexta-feira, dia 25 de março, a vacinação infantil será liberada para todas as crianças de 5 a 11 anos sem a necessidade de agendamento prévio em Pelotas. A aplicação será por livre demanda tanto para primeira dose quanto para a segunda. O Município esclarece que, para aquelas pessoas que já reservaram datas e horários no sistema, será mantido o agendamento, que ocorrerá junto da imunização por livre demanda.

Conforme pontua a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Machado da Silva, “essa ação é uma estratégia para melhorar a adesão daqueles que precisam comparecer para a segunda dose e captar as crianças que ainda não deram início à proteção por meio da vacina”.

Fique atento à programação

* Pfizer - de 5 a 11 anos 

Disponível para crianças com idade entre 5 e 11 anos e para aquelas que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência, na Unidade de Vacinação Infantil, Ubai Navegantes, localizada na rua Dona Darci Vargas, 212 - das 9h30min às 19h30min. A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, oito semanas de intervalo da primeira dose.

Para aquelas crianças que já estavam com horário marcado no sistema, será mantido o agendamento.

* CoronaVac - de 6 a 11 anos

Disponível para crianças com idade entre 6 e 11 anos, na rua General Neto, 1.707, ao lado do Ceron, entre as ruas Marcílio Dias e Professor Araújo, ou na Unidade de Vacinação Infantil, na Associação Rural de Pelotas, localizada na avenida Fernando Osório, 1.754, Três Vendas, no pavilhão Jorge Gertum, com entrada pelo portão da avenida Salgado Filho, das 8 às 18h, sem fechar ao meio-dia. A segunda dose deve ser feita com, no mínimo, 28 dias de intervalo da primeira dose.

Para aquelas crianças que já estavam com horário marcado no sistema, será mantido o agendamento.

Quais documentos levar

* Para 1ª dose 

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento, juntamente com a declaração disponível neste link - https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil

- Comprovante de residência do responsável 

- Carteira de Vacinação da criança 

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças (disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas

- Atestado simples (não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos com imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência

* Para 2ª dose 

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link - https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil

- Carteira de Vacinação da criança

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, crianças de 5 a 11 anos, para receber a dose contra a Covid-19, devem aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente. 

As pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Tags

vacinação infantil, imunização, crianças, livre demanda

Carregando 0%
Carregando 0%