Último relatório do ano do GGIM apresenta percentuais de redução de crimes que chegam a 90%

Criminalidade segue sequência de queda em Pelotas

Último relatório do ano do GGIM apresenta percentuais de redução de crimes que chegam a 90%
Por João Pedro Macedo 20-12-2023 | 16:40:06
Tags: GGI-M, Informativo Criminais, Redução da Criminalidade, Números Positivos

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, nesta quarta-feira (20), com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para apresentação do relatório de informativos criminais referentes ao início da gestão, em 2017, até novembro deste ano. As estatísticas apresentam números positivos, desde que o GGI-M foi implantado, em diversos crimes, com destaques para redução de 90% dos roubos a transportes públicos, 82% de roubos de veículos, 76% de roubos a residências e 73% a pedestres.

Último relatório do ano do GGIM apresenta percentuais de redução de crimes que chegam a 90% . Fotos: Gustavo Vara

“Este foi mais um ano produtivo, no qual conseguimos manter nossos índices de criminalidade baixos, o que faz Pelotas continuar sendo referência no cenário nacional de segurança pública. É motivo de orgulho, para cada instituição responsável, essa conquista coletiva. Estou chegando no meu último ano de governo, e posso afirmar que vou levar essa experiência como uma das mais marcantes da minha vida, provando o quanto uma relação de integridade, confiança e compromisso público pode fazer a diferença para a população”, afirmou a prefeita.

Além das reduções de maior impacto, o município também apresentou quedas de 67% em crimes violentos letais intencionais (CVLI), 63% nos furtos a veículos, 50% nos roubos a estabelecimentos comerciais e 43% dos furtos em residências no período entre 2017 e 2023. Entre maio de 2018 e novembro de 2023, mais de 250 vidas foram preservadas, enquanto aproximadamente cinco mil pessoas deixaram de ser assaltadas, conforme análises feitas pelo Observatório da Segurança Pública.

O mapa da criminalidade aponta que o Centro segue como área de maior incidência de crimes, enquanto nos bairros os casos despencaram após a implantação da iluminação de LED. Ainda conforme os dados do GGIM, em 2023, as Operações Integradas realizaram 48 reuniões de planejamento e as ações de rua resultaram em aproximadamente oito mil abordagens, entre pessoas e veículos.

Paula finalizou a reunião afirmando que será feito um grande evento, em março de 2024, para as instituições de segurança pública, com o objetivo de compartilhar experiências sobre a prevenção à violência, trazendo figuras importantes do cenário nacional e internacional na abordagem dos temas.

Estiveram presentes representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, do Exército Brasileiro e da Defesa Civil, além dos secretários de Segurança, José Apodi Dourado, Transporte e Trânsito, Flavio Al-Alam, e da coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.

Notícias Relacionadas

Guardas Municipais participam de curso de armeiro na Taurus

Guardas Municipais participam de curso de armeiro na Taurus

Guarda Municipal reforça ação no Centro Histórico

Guarda Municipal reforça ação no Centro Histórico

Guarda Municipal captura três foragidos da Justiça em Pelotas

Guarda Municipal captura três foragidos da Justiça em Pelotas

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano