
Decreto de emergência em saúde é prorrogado
A Prefeitura prorrogará, por mais 120 dias, o Decreto de Emergência em Saúde Pública de 30 de maio deste ano. Após análise técnica da situação epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) constatou a necessidade de prorrogação. Há 120 dias, a previsão de ampliação das coberturas vacinais, inclusive com mais de 50 iniciativas extramuros, dava conta de provável redução de ocorrências. No entanto, a falta de resposta de parte da população à vacinação promoveu altos índices de internações por Influenza, Covid e síndromes respiratórias.
A SMS informa que, nos últimos meses, de maio até o dia 15 de setembro, foram 140 internações por Covid ou Influenza, das quais 80% das pessoas não estavam vacinadas. Foram registrados 21 óbitos no período. As internações por síndromes gripais também foram crescentes, totalizando 373 casos, com 80% não vacinados.
A secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, informa que o Município adotou diversas medidas, como disponibilização de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário estendido até as 22h, vacinação extramuros, medicação Oseltamivir destinada a tratar quadros de H1N1, PS Cuida +, compra dos dez leitos clínicos e dez leitos UTI a mais. Mesmo assim, a ocupação de leitos no Pronto Socorro (PS) manteve-se muita alta.
De acordo com o controle da SMS, até 15 de setembro, a taxa de ocupação nos leitos clínicos do PS foi de 154,53% e nos leitos de emergência, 98,10%. Da mesma forma, as notificações de síndromes gripais para pessoas atendidas no Pronto Socorro, de maio a 15 de setembro, persistem muita altas.
Uma das medidas adotadas para dar resposta à emergência respiratória e atender os objetivos do Decreto foi a criação do PS Cuida +. O programa consiste em disponibilizar equipe de enfermagem e motoristas para atendimento domiciliar diário aos pacientes que tiveram avaliação médica de assistência domiciliar e que, sem esse programa, necessitariam permanecer em leito do PS para administração de medicamentos injetáveis e avaliação clínica diária por profissional habilitado. O PS Cuida + atendeu 62 pacientes de maio a 15 de setembro com tratamento finalizado. Mantém seis atendimentos durante o dia e quatro noturnos.
Apesar das estratégias, o PS continua lotado devido a muitos pacientes com SRAG e Síndromes Gripais necessitarem de oxigênio. Esse quadro gerou sobrecarga da rede hospitalar que repercutiu em adiamento de cirurgias eletivas, impactando toda a rede de assistência.