ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Decreto permite retorno de procedimentos e cirurgias eletivas

Atendimentos voltarão a ser realizados devido à redução de internações por Covid-19 em leitos de UTI

Por Marina Amaral 09-07-2021 | 17:47:55

Publicado nesta sexta-feira (9), o Decreto 6.428/2021 permite que procedimentos e cirurgias eletivas voltem a ser realizadas nas instituições de saúde públicas e privadas de Pelotas. A medida vai ao encontro da redução de internações por coronavírus, em leitos de terapia intensiva que, consequentemente, demanda menos medicamentos e insumos utilizados nos kits de intubação. 

De acordo com a norma, para essa retomada, os hospitais devem atender à fila de espera existente, conforme a capacidade de cada local. Os serviços terão a responsabilidade de manter atualizados os dados referentes à ocupação de vagas e estoque de medicamentos e insumos, com o intuito que não faltem condições de atender pacientes confirmados ou suspeitos de terem contraído a Covid-19. O limite de taxa de ocupação será de 90%. 

Caso haja alteração na situação de estabilidade que se encontra a pandemia, a qual possibilitou a volta desses atendimentos, a decisão pode sofrer mudanças. À Secretaria Municipal de Saúde (SMS), caberá o monitoramento das instituições de saúde.

Relembre

No dia 27 de maio, a Prefeitura publicou o Decreto 6.411/2021, o qual estabelecia a retomada gradual, a partir de 1º de junho, dos procedimentos e cirurgias eletivas. Na época, as intervenções que não necessitavam de anestesia geral foram totalmente liberadas; as que se utilizavam da anestesia geral retornaram em quatro áreas: oncologia, neurologia, cardiologia e traumatologia. 

Cada instituição poderia realizar, por semana e dentro dessas quatro áreas, 15 cirurgias pela rede privada e 15 pelo SUS. Sendo assim, os hospitais que atendem tanto a saúde pública quanto a rede privada estariam aptos a realizar 15 cirurgias por vínculo por semana, totalizando 30 procedimentos. 

Confira o Decreto 6.428/2021

Tags

cirurgias eletivas, procedimentos eletivos, retorno

Carregando 0%
Carregando 0%