ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Defesa Civil

Defesa Civil monitora impactos das chuvas e intensifica ações preventivas

Equipes atuam na desobstrução de vias pluviais e no monitoramento das casas de bombas para minimizar alagamentos

Por Carolina Abreu 28-03-2025 | 17:13:52

A Secretaria de Defesa Civil realizou reunião de planejamento na manhã desta sexta-feira (28), com o objetivo de avaliar os impactos das chuvas intensas que atingiram Pelotas na tarde de quinta-feira (27). Na pauta esteve o alinhamento de ações emergenciais diante de eventos climáticos severos, com foco nos pontos mais críticos, onde foram registrados alagamentos.

Reunião teve como objetivo avaliar os impactos das chuvas intensas que atingiram Pelotas na tarde desta quinta-feira (27) (Fotos: Divulgação)

O volume de precipitação foi elevado em um curto período, ultrapassando os 55 milímetros em regiões como o Centro, a Zona Norte e o Areal, o que sobrecarregou o sistema de drenagem. Equipes da Prefeitura atuaram na desobstrução de vias pluviais e no monitoramento das casas de bombas para acelerar o escoamento da água.

Como parte do trabalho preventivo, a Secretaria de Defesa Civil está planejando ações contínuas e integradas, junto ao cronograma do Sanep, como a limpeza periódica de canais e galerias, e a revisão das estruturas das casas de bombas, com destaque para as localizadas no Anglo e na Leste. Essas medidas têm o objetivo de melhorar a capacidade de drenagem da cidade e prevenir novos alagamentos.

O secretário de Defesa Civil, Milton Martins, destacou a importância do trabalho integrado entre as secretarias para minimizar os impactos das chuvas. “Estamos mapeando os pontos mais críticos e intensificando as ações de limpeza e manutenção. A resposta rápida é fundamental para evitar maiores transtornos à população”, afirmou.

Tags

defesa civil, ações emergenciais, chuvas

Carregando 0%
Carregando 0%