Equipes atuam na desobstrução de vias pluviais e no monitoramento das casas de bombas para minimizar alagamentos
Por Carolina Abreu 28-03-2025 | 17:13:52
A Secretaria de Defesa Civil realizou reunião de planejamento na manhã desta sexta-feira (28), com o objetivo de avaliar os impactos das chuvas intensas que atingiram Pelotas na tarde de quinta-feira (27). Na pauta esteve o alinhamento de ações emergenciais diante de eventos climáticos severos, com foco nos pontos mais críticos, onde foram registrados alagamentos.
O volume de precipitação foi elevado em um curto período, ultrapassando os 55 milímetros em regiões como o Centro, a Zona Norte e o Areal, o que sobrecarregou o sistema de drenagem. Equipes da Prefeitura atuaram na desobstrução de vias pluviais e no monitoramento das casas de bombas para acelerar o escoamento da água.
Como parte do trabalho preventivo, a Secretaria de Defesa Civil está planejando ações contínuas e integradas, junto ao cronograma do Sanep, como a limpeza periódica de canais e galerias, e a revisão das estruturas das casas de bombas, com destaque para as localizadas no Anglo e na Leste. Essas medidas têm o objetivo de melhorar a capacidade de drenagem da cidade e prevenir novos alagamentos.
O secretário de Defesa Civil, Milton Martins, destacou a importância do trabalho integrado entre as secretarias para minimizar os impactos das chuvas. “Estamos mapeando os pontos mais críticos e intensificando as ações de limpeza e manutenção. A resposta rápida é fundamental para evitar maiores transtornos à população”, afirmou.