Campanha tem como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos com as doses em atraso
Por Carol Quincozes 19-10-2023 | 16:42:39
Este sábado (21) é o Dia D de vacinação no município, destinado à recuperação das coberturas vacinais. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Casa da Vacina e Ambulatório da UCPel estarão abertos das 8 às 17h, com exceção das unidades da colônia, Balsa e Jardim de Allah, que vão funcionar das 8 às 12h.
A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos com o calendário em atraso. O objetivo é incentivar que os responsáveis atualizem a carteira vacinal dos menores, protegendo-os de doenças imunopreviníveis.
A diretora de Atenção à Saúde, Aline Machado, explica que todas as vacinas oferecidas são de extrema importância, porém, a partir do risco de reintrodução do vírus da poliomelite no Brasil, há necessidade de se manter as altas coberturas de 95%. “Nos últimos anos, tivemos uma queda nos índices de coberturas vacinais e não temos atingido as metas de nenhuma vacina. Isso nos preocupa muito”, diz.
Conforme Aline, outra doença que também gera preocupação, devido ao risco de novamente entrar em circulação no território, é o sarampo.
A população poderá receber os imunizantes contra Covid-19, BCG (tuberculose), Hepatite A e B, difteria e tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus, Influenza, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus, Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae), Meningo C (meningite), febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite, HPV, conforme avaliação da caderneta de vacinação.