ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Dia do Orgulho conta com programação no Mercado Central

Feira de Artesanato e roda de conversa ampliam os debates acerca dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+

Por Ascom 28-06-2024 | 17:47:49

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em todo mundo, nesta sexta-feira (28), atividades referentes à temática são realizadas nas dependências do Mercado Central. A partir da exposição de artigos produzidos, exclusivamente pela comunidade, uma feira foi montada no interior do prédio. Para as 18h, no Pátio 4 do Mercado, está programada roda de conversa para debater a garantia de direitos e o acesso a políticas públicas pela população LGBTQIAPN+.

Atividade promove o debate sobre a importância do movimento e da luta LGBT. Fotos: Michel Corvello
"Esses dois eventos são muito importantes para o município. Na roda de conversas, vamos falar sobre políticas públicas para a comunidade LGBTQIAPN+. É de extrema importância este debate para que possamos juntos combater a LGBTFobia", disse o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.

Promovido pelo Conselho Municipal LGBT, o evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A ideia das atividades é prover espaço aberto de troca e conscientização sobre a importância do movimento LGBT.

A coordenadora do Coletivo Martinelli, Jerci Cardoso, explica que a atividade também é uma forma de oportunizar a exposição do trabalho de uma comunidade que é comumente inviabilizada. 

“Esse momento é muito significativo para nós, pois sabemos que o Mercado Público é mais um ponto de expressão cultural da cidade, o que propicia abertura maior para a comunidade LGBTQIAPN+. É uma oportunidade importante de fazermos a divulgação do trabalho de pessoas que, corriqueiramente, são excluídas da sociedade”, destacou Jerci.

Além da roda de conversa, que conta com a representação de profissionais da Saúde, Assistência Social, Educação e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as atividades seguem ao longo deste sábado (29), com mostra de encadernações, adesivos, baralho cigano, camisetas customizadas, entre outros itens.

Tags

Dia do Orgulho, LGBTQIAPN+

Carregando 0%
Carregando 0%