ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Dia do Trabalhador Rural é lembrado pelo Município

Mais de 22 mil pessoas residem na zona rural e atuam na produção agrícola, com atividades primárias que garantem a alimentação da população de Pelotas e de outras localidades

Por Tânia Magalhães 24-05-2022 | 14:24:14

A data de 25 de maio é dedicada, no Brasil, ao Trabalhador Rural, e marca a gratidão do Poder Público e da sociedade aos homens e mulheres que se dedicam às atividades rurais. Em Pelotas, o dia é lembrado com reconhecimento da Prefeitura aos mais de 22 mil moradores dos oito distritos da zona rural, dos quais mais de 90% se mantêm através do cultivo, criação e produção.

“São os agricultores que, com seu trabalho, colocam o alimento na mesa de todos nós, permitindo que a vida siga seu ciclo normal. São pessoas que desempenham a profissão com dedicação e suas atividades são indispensáveis”, registra o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Na zona rural, Pelotas conta com etnia bastante diversificada, com portugueses, alemães, franceses, italianos, poloneses e outras procedências. De acordo com o secretário, é dessa variedade de origens que resulta a matriz produtiva diversificada, com frutas, vinhos, sucos, hortigranjeiros, pecuária, turismo e outros.

Cultivo na zona rural

Entre os 22.237 moradores da colônia de Pelotas, no que se refere à matriz produtiva de grãos, mais de 1.400 dedicam-se à produção de milho, em 9,8 mil hectares de terra, enquanto 190 cultivam soja, em área de 24 mil hectares. Quanto a hortigranjeiros, 410 hectares são cultivados por 400 produtores. O fumo é produzido por 802 agricultores em 3.720 hectares.

No ramo da fruticultura, destacam-se 605 produtores de pêssego, em 3 mil hectares, e 50 agricultores que cultivam morango em 45 hectares. 

Em relação à pecuária, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, 235 produtores garantem 14 milhões de litros de leite ao ano. Quanto ao gado de corte, os rebanhos de 1.900 criadores contam com 39 mil cabeças.

Produção direto para as feiras

A produção primária da zona rural chega ao consumidor nas feiras livres e em outros mercados. Quarenta feiras acolhem 206 feirantes, com gerenciamento do Poder Público. 

As feiras também garantem a atividade final de pescadores artesanais, durante todo o ano, com reforço na Semana Santa. 

Pelotas conta com 40 feiras livres mantidas com o trabalho de 206 feirantes e locais fixos da Feira do Pescador durante todo o ano. Além dessas, há estruturas organizadas durante safras específicas, que visam à valorização da agricultura familiar. É o caso das feiras municipais do morango, da uva e do pêssego, com bancas no Centro e bairros para venda direta do produtor ao consumidor.

Município garante manutenção

A Prefeitura mantém em atividade permanente as equipes de manutenção dos 1.300 quilômetros de estradas rurais, incluindo sinalização indicativa de direção e distância, e de conservação e melhorias das 350 pontes do interior. Além desses serviços prioritários, outro setor que não fica sem atendimento é o da iluminação pública na colônia, garantindo segurança nos deslocamentos à noite.

Entre as atividades essenciais do Poder Público, prestadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, está a inspeção de produtos de origem animal, bem como o apoio e a participação na construção de agroindústrias, empreendimentos turísticos e açudes para piscicultura e água para animais.

Os cadastros ambientais (CAR) e de terras (Incra) também estão incluídos nas ações do Município em relação à vida no campo e, como incentivo aos produtores, a Prefeitura disponibiliza os programas de Sementes de Milho, de Calcário e de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos para reciclagem. E mais: há serviços dos Correios em todos os distritos.

O Dia do Trabalhador Rural foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 4.338, de 1º de maio de 1964.

Tags

dia do trabalhador rural, 25 de maio, reconhecimento, zona rural de pelotas, atividades primárias, serviços públicos

Carregando 0%
Carregando 0%