
Diálogo, música e baile marcaram plenária festiva em comemoração ao mês da pessoa idosa
Ocorreu nesta terça-feira (14), no salão Frederico Trebbi, na sede do Executivo, a Plenária Festiva alusiva ao Mês da Pessoa Idosa. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa com o apoio da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Governo, e teve como objetivo apresentar à comunidade o diagnóstico da estratégia da cidade amiga da pessoa idosa.

Fala do prefeito reforça a qualidade dos instrumentos presentes em Pelotas para a manutenção da qualidade de vida do Idoso. Foto: Volmer Perez/Secom
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito, Fernando Marroni, reforçou a presença das instituições de ensino, do Conselho e dos programas da Prefeitura na qualidade de vida dos idosos. “É importante para nós, a retomada do Conselho, as políticas públicas da Prefeitura, junto com as instituições dos governos federal e do estadual. Temos todos os instrumentos na nossa cidade, o Instituto Federal, a Universidade Federal, a Universidade Católica, o apoio das comunidades e os programas. A gente pode, sim, fazer mais pela terceira idade da nossa cidade.”

A presença dos Idosos na plenária foi muito importante para o dialogo. Foto: Volmer Perez/Secom
Já a secretária de Governo, Miriam Marroni, enfatizou a importância de incluir a terceira idade nos planos da cidade. "Com 60 anos ainda temos oportunidades, pensamento, sonhos, desejos para ir além. Hoje estamos vivendo mais, então precisamos enxergar a terceira idade com um olhar diferente, não é mais aquela questão da restrição, queremos viver, participar todos da vida da cidade. Estamos aqui e vamos ficar aqui por muito tempo."
O baile e a aprestação musical deram vida ao paço Municipal. Fotos: Volmer Perez/Secom
Durante a apresentação do diagnóstico da estratégia da cidade amiga da pessoa idosa, foi ressaltada a importância de se escutar as pessoas pertencentes a essa faixa etária para o entendimento das complexidades e diversidades das necessidades da população. Ao final da plenária foi realizada uma apresentação musical do grupo de idosos do projeto Orquestrando Sonhos e um baile festivo celebrando o mês do idoso e o avanço de Pelotas no caminho de se tornar uma cidade amiga do idoso.